in

Sonae quer pôr fim à parceria com a JD Sports

Cinco anos após a criação do Iberian Sports Retail Group (ISRG), para liderar o retalho de desporto na Península Ibérica, a Sonae quer pôr fim à parceria com a JD Sports. Em comunicado enviado à CMVM, informa que notificou da decisão dos minoritários exercerem a opção de compra ou venda prevista no acordo de janeiro de 2018.

A Sonae propõe-se a comprar ou vender a posição minoritária na joint-venture em conjunto com a Balaiko Firaja Invest, o braço investidor da família espanhola Segarra. Juntas controlam 49,98% do ISRG. A empresa britânica controla os restantes 50,02%.

 

JD avança para compra da Courier 

O anúncio acontece em simultâneo com a notícia de que a JD vai comprar a Courier, por 520 milhões de euros, empresa francesa com 313 lojas em seis países europeus, cinco das quais em Portugal.

“O exercício da opção por parte dos minoritários (Sonae e Balaiko) foi motivado por uma alteração no relacionamento com o grupo JD, dada a mais recente posição por este assumida relativamente ao retalho de artigos desportivos e de moda desportiva, a qual impacta significativamente a estratégia e as opções de crescimento da ISRG”, refere o comunicado da Sonae.

A compra da Courier pela JD aguarda luz verde da Comissão Europeia e, de acordo com o grupo inglês, deverá ficar decidida até ao final do ano.

A ISRG opera as insígnias Sprinter, Sport Zone e JD em Portugal e Espanha, o retalhista online Deporvillage, a marca de equipamentos de fitness Bodytone e as marcas de retalho Perry e Aktiesport, nos Países Baixos. Na sequência da parceria com a JD, a Sonae descontinuou a produção da Berg, marca de roupa e equipamentos de desporto e vida ao ar livre, e vendeu a Deeply, especializada em surf.

 

Siga-nos no:

Google News logo

 

Heineken

Heineken investe no Brasil para expandir o portfólio de cervejas premium

Carrefour

Carrefour expande-se para Israel