in

Sonae investe mais de 100 milhões de euros em inovação no retalho

A Sonae manteve a sua aposta estratégica na inovação em 2018, tendo desenvolvido mais de mil projetos a nível mundial. O investimento em inovação, investigação e desenvolvimento terá superado os 100 milhões de euros.

De acordo com o “Livro de Inovação do Retalho 2018”, editado pelo 10.º ano, a Sonae continuou a desenvolver uma política de inovação aberta, contando hoje como uma rede de “open innovation” ainda mais diversificada e numerosa, ao trabalhar com 429 parceiros em 34 países de quatro continentes. Nos últimos dois anos, o número de parceiros de inovação cresceu mais de 20%, onde se incluem universidades, centros de investigação e desenvolvimento, empresas, startups, incubadoras e aceleradoras, fornecedores e instituições das mais variadas áreas. “Na Sonae, acreditamos que a diversidade e multidisciplinariedade são chaves para a inovação. Por isso, investimos nas pessoas, que estão no centro da nossa estratégia de inovação, e procuramos estabelecer parcerias que potenciam a nossa capacidade de inovar, estimulando a partilha do conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas por via de cooperação em rede. Esta estratégia tem vindo a beneficiar não só a especialização das equipas, como também as oportunidades de crescimento dos negócios de retalho da Sonae, que reforçaram as suas posições de liderança no último ano”, afirma Catarina Oliveira Fernandes, diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa da Sonae.

As inovações desenvolvidas e implementadas permitiram aos negócios de retalho da Sonae reforçar a sua sustentabilidade, aumentar as vendas, reduzir custos e poupar no tempo despendido em vários processos. Entre as mais de 50 inovações que constam do Livro de Inovação 2018, que foram desenvolvidas e implementadas pelas insígnias de retalho da Sonae, estão vários projetos que utilizam a tecnologia como facilitador dos processos de negócio. A app Feedback do Cliente, desenvolvida pela Sonae Sports & Fashion, facilita a recolha da opinião dos clientes pelos gestores de loja, de forma estruturada e mais eficaz, sendo a informação incorporada no desenvolvimento dos produtos.

A app Smart Continente permite aos clientes fazer compras utilizando voz, leitura de código de barras ou entrada de texto, com a ajuda de um assistente personalizado que utiliza inteligência artificial para apresentar resultados personalizados.

O projeto Improve Your Game da Worten foi implementado para responder ao crescente fenómeno do gaming, tendo conduzido ao desenvolvimento de computadores vocacionados para o efeito e de um portfólio de jogos, bem como à criação de uma marca e plataforma de jogos (Worten Game Ring). Como resultado, as vendas da categoria cresceram 60% e a quota de mercado da Worten aumentou em três pontos percentuais.

Publicidade

Publicidade

Ervideira lança loja online e cria comunidade de adeptos

Universidade de Évora e Jerónimo Martins Agro-Alimentar assinam protocolo de colaboração