in

Sogrape entra no capital de uma das mais importantes distribuidoras britânicas

Após ter anunciado uma parceria estratégica com a Liberty Wines para o desenvolvimento das suas marcas no Reino Unido, no ano do seu 75.º aniversário, a Sogrape adquire agora 25% da empresa de distribuição.

Diretamente presente em Inglaterra, desde 2011, com uma empresa de distribuição própria, a complementaridade que existe entre a Sogrape UK e a Liberty Wines, tanto ao nível do portfólio, como da gestão de canais e até de recursos humanos, é um dos pontos mais fortes desta aliança. “Conhecido por ser uma das grandes montras do mundo, este é um mercado crucial ao crescimento estratégico da Sogrape. Com este investimento, estamos simultaneamente a fortalecer a nossa presença em Inglaterra e a aliarmo-nos a um parceiro com grande experiência no ‘on-trade’, onde as marcas da Sogrape, e os vinhos portugueses em concreto, revelam ainda um enorme potencial”, conclui Fernando Cunha Guedes, CEO da Sogrape.

Para a Sogrape, esta parceria agora reforçada visa maximizar as sinergias através de um maior controlo da cadeia de valor. Com este reforço da rede de distribuição, o grupo procura manter a posição de Mateus Rosé no Reino Unido, mas também, beneficiando da experiência da Liberty Wines na área da restauração de topo, desenvolver marcas como Sandeman, Lan, Casa Ferreirinha, Viña Los Boldos ou Finca Flichman.

Com esta integração das operações, o grupo português reforça sua estratégia de foco, eficiência e crescimento. “Concentrar energias para reforçar a competitividade e a relevância é o nosso principal objetivo. Com esta aquisição, a Sogrape fica com uma presença mais forte no Reino Unido“, diz Fernando Cunha Guedes.

Fundada em 1997, a Liberty Wines é considerada uma das melhores e mais importantes empresas de distribuição no Reino Unido, tendo sido eleita distribuidora do ano, em Inglaterra, várias vezes nos últimos anos. Com mais de 130 colaboradores, um portfólio de referência e uma base de mais de 2.300 clientes, onde se incluem os mais prestigiados e conhecidos restaurantes de Londres, em 10 anos de atividade, o seu volume de negócios ultrapassou os 53 milhões de libras.

Em 2016, um ano histórico para a Sogrape, com volume de negócios recorde a atingir 214 milhões de euros (o equivalente a um crescimento de 3,9% no ano anterior), o mercado do Reino Unido foi responsável por 7% das vendas totais da empresa portuguesa.

Publicidade

Amazon Go não consegue lidar com mais de 20 pessoas

Auchan abre supermercado que funciona 24 horas por dia