in

Sogrape declara Vintage 2018 para Ferreira, Sandeman e Offley

Após dois anos excecionais para a categoria, a Sogrape anuncia a declaração de Vintage 2018 para as marcas Ferreira, Sandeman e Offley, um anúncio que resulta de uma vindima com alguns desafios, mas com muitos bons frutos.

Luís Sottomayor, enólogo responsável pelos vinhos do Douro e Porto da Sogrape e que assina esta declaração, reconhece os desafios que a equipa de enologia enfrentou num ano marcado por condições aparentemente adversas, mas que se vieram a revelar muito favoráveis à produção de Vintage. Para o enólogo, 2018 sempre foi um ano muito promissor e clássico. Quando todo o sector de Vinho do Porto defendia esta mesma tendência para 2017, Luís Sottomayor estava já otimista quanto ao enorme potencial de 2018 e desde cedo confiante relativamente a esta declaração. “2018 é dos melhores, se não o melhor ano Vintage a que assisti”, afirma o enólogo. “Do cenário muito particular vivido na vindima de 2018, resultaram vinhos que aliam uma elegância extraordinária a uma estrutura fora do comum, proporcionando uma ótima complexidade e harmonia e com um grande potencial de envelhecimento”, conclui.

Na região do Douro viveu-se um inverno extremamente seco e frio com impacto direto na vinha, provocando uma fase de abrolhamento mais tardia. A primavera, muito chuvosa e húmida, conduziu a um atraso ainda maior na maturação e, em consequência destas condições, surgiram algumas doenças na vinha, provocando a perda de uma parte da produção, mas um efeito muito positivo na concentração e qualidade das uvas. A videira suportou bem o verão muito quente e seco, com uma maturação prolongada, de grande qualidade.

Aguardam-se, assim, três Vintages de carácter clássico para Sandeman, Offley e Ferreira, esta última herdeira de um legado superior a 250 anos, onde se inclui o mais valioso património histórico na categoria, com uma garrafeira que nos leva numa viagem até 1815.

Publicidade

Insolvências em Portugal crescem 4% no 1.º trimestre

Consumo decresce na semana em que os portugueses começam a viver com restrições