in

Soalheiro lança primeiro Alvarinho biológico sem adição de sulfitos

No ano em que assinala 35 anos, a Quinta de Soalheiro lança o primeiro Alvarinho biológico produzido sem adição de sulfitos: o Soalheiro Nature “Pur Terroir”.

Tal como o Terramatter, que surge agora na versão 2016, é um Soalheiro integralmente diferente. Elaborado com uvas de produção biológica da casta Alvarinho e não sujeito a filtração, a cor e o aroma do Nature são intensos e o sabor complexo. É um Alvarinho 100% elaborado sem adição de sulfitos, com fermentação alcoólica e malolática completas.

O engarrafamento sem filtração faz com que o vinho em garrafa esteja sujeito a depósito, sendo este depósito essencial para a proteção da oxidação, facilitando uma evolução estável deste Soalheiro.

O Soalheiro Nature surge na colheita 2016 pela primeira vez. Esta primeira colheita ocorre num ano muito importante em que o Soalheiro comemora 35 anos. “Este Soalheiro pode ser amado, ou não, mas tem para nós a responsabilidade de levar esta casta ao limite no seu ‘Pur Terroir’ Monção e Melgaço, o ponto mais norte de Portugal e a origem do Alvarinho”, afirmam os produtores.

O Terramatter, por sua vez, é um vinho diferente feito com uvas biológicas. A edição de 2016 surge mais expressiva aromaticamente, mantendo a sua personalidade vincada e o perfil diferenciado. Tem fermentação malolática parcial em barricas de castanho, por não estar sujeito a filtração, pela seleção de uvas de produção biológica e pela vindima mais precoce, que origina um teor alcoólico moderado.

Publicidade

Publicidade

Quiosques digitais melhoram experiência do cliente na restauração do Alegro Alfragide

Vitacress reestrutura e alarga a gama de tomate