in

Smurfit Kappa com certificação FSC nas fábricas de cartão canelado e papel

Smurfit Kappa

A Smurfit Kappa conta, em Espanha e Portugal, com uma cadeia de custódia certificada que garante a sustentabilidade dos seus processos e das suas soluções.

Um compromisso colocado em prática através da participação voluntária nos sistemas de certificação florestal líderes na indústria Forest Stewardship Council (FSC) e no Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC).

Esta abordagem verificada por terceiros, que inclui práticas rigorosas de abastecimento, supervisão e gestão de risco, e que também se aplica aos seus fornecedores, traduz-se no facto de, na Smurfit Kappa, se poder garantir a sustentabilidade em todas as etapas do processo de produção de embalagens, da floresta até à fábrica ou ao linear. Assim, o FSC demonstra que as suas florestas estão a ser geridas de forma responsável e o PEFC fixa objetivos vinculados à conservação do ambiente, melhoria da produtividade e promoção do desenvolvimento socioeconómico num cenário rural.

Isto significa que a Smurfit Kappa produz papel e embalagens a partir de fibras virgens e recicladas e está empenhada no abastecimento e na gestão dos seus recursos naturais da forma mais eficiente e responsável possível, mediante a gestão florestal sustentável das suas próprias plantações e florestas e dos processos mais transparentes em toda a cadeia de fornecimento.

Ações que realiza não só para cumprir as suas próprias responsabilidades em matéria de sustentabilidade, mas também as dos seus clientes, aos quais proporciona tranquilidade sobre a origem das suas embalagens de cartão canelado. Desta forma, 100% do papel que produz e obtém para as suas soluções de embalagem cumpre o protocolo FSC ou o programa PEFC de cadeia de custódia certificada, como sucede com 90% das embalagens que fornece aos seus clientes.

Javier Villate, Quality & Food Safety & Sustainability Manager da Smurfit Kappa Espanha, Portugal, Marrocos, assegura que “mais de 85% da matéria-prima reciclada que utilizamos é proveniente de embalagens que se converteram novamente em papel. Uma rastreabilidade que nos permite conhecer com exatidão a origem da matéria-prima do princípio ao fim”.

 

Fábricas com certificação FSC

Concretamente, as fábricas da Smurfit Kappa em Espanha que contam com a certificação FSC são as de cartão canelado de Alcalá de Henares, Alicante, Almería, Burgos, Canárias, Canovelles, Córdoba, Huelva, Cordovilla, Quart e Vigo, bem como as de papel pré-impresso de Totana e a de Hexacomb de Aoiz.

Em Portugal, são as fábricas da Celpack e da Sorpel, sem esquecer as de papel de Mengíbar, Nervión e Sangüesa que, juntamente com a Central Florestal, situada em Iurreta, também têm a certificação PEFC.

plástico

Pacto Português para os Plásticos quer reinventar o plástico

Super Bock Oktober Edition

Super Bock lança nova edição limitada inspirada no Oktober