Sector do grande consumo com dificuldades na fidelização de clientes

77% das empresas de bens de consumo planeia aumentar seus gastos com marketing, nos próximos dois anos, enfatizando a mudança contínua para canais digitais. Esta é uma das principais conclusões do relatório “Consumer Goods Industry Insights” da Salesforce, que mostra que esta indústria espera um crescimento rentável a curto prazo, embora com dificuldades na fidelização de clientes.

Apesar de um ambiente macroeconómico incerto, o crescimento da receita é impulsionado por investimentos em vendas diretas ao consumidor, estratégias mais sofisticadas de gestão de dados e uma mudança contínua para canais de marketing digital. Assim, os modelos “direct-to-consumer” (DTC) aumentam de popularidade e já representam mais de 10% das receitas totais para quase todas as empresas (99%) que os possuem. De acordo com uma pesquisa de 2022, 64% dos consumidores compra diretamente à marca, o que representa um aumento de 15 pontos em relação a 2019.

 

Fidelização

Por outro lado, o relatório revela que a promoção comercial continua a ser uma tarefa pendente. As vendas através da distribuição a retalho e por grosso continuam a ser a fonte da maior parte das receitas dos bens de consumo. 83% dos tomadores de decisão acredita que agora é mais difícil do que nunca fidelizar o cliente e a sensibilidade ao preço está no topo da lista de obstáculos a serem superados num ambiente inflacionário.

Nesse sentido, os programas de fidelidade ainda são importantes: 56% dos consumidores diz estar mais propenso a comprar de marcas com estes programas.

Por fim, o estudo também destaca a importância da gestão de dados. Quase todos os inquiridos (93%) concorda, ou concorda totalmente, que os dados podem ser utilizados de forma eficaz para otimizar preços e promoções, por exemplo, e 92% diz o mesmo sobre sua capacidade de usar dados para melhorar a rentabilidade geral.

 

Siga-nos no:

Google News logo

 

PomBear

Frutorra lança aperitivo n.º 1 na Europa

barras de cereais

Barras de cereais com mais consumidores