in

Sector agro-alimentar representa 13% do emprego em Portugal

A cerimónia de entrega de prémios da 7.ª edição dos Food & Nutrition Awards (FNA), realizou-se dia 13 de outubro, no Centro de Reuniões da FIL (Parque das Nações) e contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Para Luís Medeiros Vieira, “o sector agroalimentar tem revelado uma dinâmica notável, quer numa lógica de competitividade pura, quer no impacto positivo na sustentabilidade do território, com uma taxa de crescimento superior ao resto da economia. Este sector representa atualmente 3,7% do valor acrescentado da economia, 13% do emprego, 12,6% das importações e 8,5% das exportações de bens e serviços. O crescimento médio anual das exportações agro-alimentares atingiu os 8% desde 2000 e os casos de empreendedorismo apresentados nos Food & Nutrition Awards ilustram bem esta realidade”.

Os prémios Food & Nutrition pretendem “estimular o empreendedorismo, valorizar a produção nacional e promover estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis”. Pedro Graça, com os vídeos de receitas “Nutrimento”, venceu a categoria Iniciativa de Mobilização, na categoria Investigação e Desenvolvimento, o prémio foi para o “Rose4pack”, de Ana Teresa Sanches Silva; o prémio na categoria Produto Inovação foi para Ernesto Morgado, com a gama “Pato Real NutriMinuto”; e na categoria de Sustentabilidade Alimentar venceu a “Fruut” da Frueat – Produtos Alimentares.

Fátima Vila Maior, da Fundação AIP – Feira Internacional de Lisboa, e Sara Monteiro Pire,s do National Food Institute, Technical University of Denmark, foram oradoras da conferência de entrega de prémios, cujo tema deste ano foi “Do Prado ao Prato – Informar para Viver Melhor”.

ASAE apreende 50 mil litros de mosto de uva

Entrada no Jumbo vale à SEL mais 15% de vendas anuais