in

SAP e Vivanda trazem tecnologia FlavorPrint ao sector alimentar e de bebidas

A SAP anunciou um investimento na Vivanda, empresa fornecedora de uma plataforma de personalização, que permite levar a tecnologia FlavorPrint às empresas da indústria alimentar.

Segundo o comunicado, o objetivo é a melhoria da experiência dos consumidores, a concretização de recomendações personalizadas e segmentadas e, ainda, uma avançada gestão analítica de Big Data. “É nosso objetivo ajudar os nossos parceiros da indústria alimentar e de bebidas a crescerem com rentabilidade e possibilitarem, diretamente aos seus consumidores, experiências gradualmente mais personalizadas. Aumentar o lucro das empresas através da realização de experiências segmentadas de marca, contextualizadas, de maior conveniência e valor para lá do simples preço, assim como alavancar as interações dos consumidores para inovar e melhorar os rácios de cada produto são dois pontos que a SAP e a Vivanda vão potenciar”, afirma  E. J. Kenney, vice-presidente da unidade de negócio de produtos de grande consumo da SAP.

O objetivo de negócio da Vivanda é disponibilizar uma plataforma de serviços de personalização alimentar preditiva, que permite aos seus parceiros personalizar o conteúdo dos seus produtos na Web e conseguir um conhecimento valioso sobre os hábitos de consumo alimentar e sabores preferidos dos consumidores. Construída com base num acesso proprietário a pesquisas de culinária, ciência alimentar e sensorial, juntamente com a compreensão das escolhas alimentares, a tecnologia FlavorPrint é um sistema gustativo alimentar capaz de mapear 16 mil químicos de aromas em 33 sabores e 17 texturas, com os respetivos atributos nutricionais e dietéticos e, ainda, com uma lista crescente de ingredientes, produtos e receitas. “O sabor leva à escolha. Estudos relativos aos hábitos dos consumidores mostram que o fator número um que leva à escolha de um alimento é a sua preferência em termos de sabor. Além disso, para escolhas mais informadas, os consumidores desejam receber recomendações personalizadas de produtos e serviços no que ao paladar, textura, dieta e nutrição diz respeito,” refere Jerry Wolfe, CEO e fundador da Vivanda. “Os fabricantes e retalhistas estão a esforçar-se, a um nível jamais visto, para ir ao encontro das expectativas dos seus clientes neste campo. Na Vivanda, digitalizámos o sabor, permitindo aos nossos parceiros omnicanais irem ao encontro das necessidades dos seus clientes, através de uma melhorada experiência alimentar com a personalização e conhecimento aprofundado das suas preferências.

Kellogg quer comprar grupo alimentar brasileiro Parati