A Sagres manteve a liderança no mercado nacional de cervejas no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados Nielsen a que o Jornal Económico teve acesso. Nos primeiros três meses deste ano, a quota da Sagres fixou-se em 42,7%, contra os 41,9% da Super-Bock.
De acordo com a newsletter corporativa da Sociedade Central de Cervejas (SCC), a que o Jornal Económico teve acesso, referindo-se aos dados de vendas do ano passado, “a cerveja Sagres prossegue a sua posição como a marca de cerveja mais vendida em Portugal, liderança essa que detém, de forma sustentável, desde outubro de 2008”. No mesmo documento pode ler-se que, em 2016, “o mercado nacional cervejeiro em volume, segundo a Nielsen, esteve estável, com variação positiva de 1% para o canal Horeca e ligeiro decréscimo de 0,6% para o canal alimentar”.
No caso específico do portfólio de cerveja da SCC, as vendas, em volume, para o mercado nacional cresceram cerca de 3%no ano anterior, sem, contudo, revelar, os valores absolutos. Também sem revelar valores absolutos, a newsletter corporativa citada pelo Jornal Económico sublinha que as exportações de cerveja da empresa representaram, em 2016, cerca de 12% do volume global de vendas de cerveja da SCC.
A inovação continua a ser fundamental na estratégia de crescimento do negócio da SCC e, em 2016, as inovações lançadas no mercado nos últimos três anos corresponderam a 6,7% do valor global das vendas da empresa. O documento da SCC destaca o relançamento da Bohemia, com as variantes Original, Pure Malte e Trigo, e a edição limitada de Bock, assim como as novas variedades Radler.
É também referido o crescimento da categoria de sidra, de 29% em volume, no mercado nacional, comparativamente a 2015, com destaque para a marca Strongbow, com uma subida de cerca de quatro pontos percentuais de quota, em volume.
Já Luso teve, em 2016, um comportamento positivo, “continuando o seu crescimento em volume em 4,1% no mercado nacional”. A esse comportamento também se deve o lançamento da Luso Fruta Goiaba e Laranja, para a além da nova identidade visual Luso Fruta.