Entregar alimentos com drones, para estruturar o território e ajudar no desenvolvimento das áreas rurais, é um dos objetivos da iniciativa LieferMichel, lançada pela Rewe na cidade alemã de Michelstadt.
O projeto consiste em dar aos clientes deste pequeno município do estado de Hesse a possibilidade de receberem as suas encomendas online através de um drone, a fim de facilitar as entregas locais e reduzir o impacto ambiental.
Entrega sustentável
O peso total da encomenda não pode exceder quatro quilos, mas suporta todos os tipos de categorias, incluindo frescos, leite, ovos ou frutas e vegetais. Além disso, o cliente pode selecionar livremente a data de entrega desejada, sem ter de arcar com os custos de envio. O preço dos produtos deve ser o mesmo que na loja.
O cliente faz a sua encomenda online, através da web LieferMichel. Da loja Rewe em Michelstadt, a compra é preparada e levada de bicicleta elétrica para a pista de drones local. De lá, a aeronave voa com a encomenda para um dos pontos de aterragem nos distritos de Rehbach, a cinco quilómetros de Michelstadt, e Würzberg (13 quilómetros). Finalmente, no ponto de aterragem, um operador levanta as compras e percorre de bicicleta elétrica os últimos metros até casa do cliente.
“Há anos que abordamos a questão da mobilidade autónoma no nosso departamento de I+D e temos sempre um objetivo em mente: oferecer aos nossos clientes novas experiências de compra e tornar as compras convenientes e fáceis”, afirma Robert Zores, diretor de inovação digital da Rewe.
Este serviço de entregas por drone só será usado em áreas rurais, até ao final de 2023, embora, se bem-sucedido, a Rewe possa expandi-lo para outros territórios.