in

Restrito celebra 15 anos de vinhos a representar o carácter do Douro

A Restrito comemora 15 anos de existência. O projeto teve origem num grupo de amigos que comunga a paixão pelos vinhos e, que com o decorrer do tempo, assumiu-se “como uma marca que representa verdadeiramente o genuíno carácter do Alto Douro Vinhateiro, conquistando diversos prémios nacionais e internacionais”.

Impulsionados pelo enólogo Carlos Magalhães, na altura responsável pela formação em enologia destes empreendedores, os membros da Restrito decidiram adquirir um lote de vinho tinto de 2006, nascendo assim a Restrito. A marca resultou da ideia de ser um restrito grupo de amigos e foi em 2007 que, formalmente, a empresa iniciou a sua atividade, com a comercialização do primeiro vinho, o Tinto Colheita 2006.

 

Crescimento

Os investimentos que temos feito nos últimos anos, e o cada vez maior reconhecimento da qualidade, permitiram que o volume de negócios crescesse cerca de 54% nos últimos três anos, a uma média superior a 15% ao ano”, refere João Barbeiro, cofundador da Restrito.

Sobre os aspetos menos positivos sentidos, acrescenta que “as principais dificuldades resultam do efeito de escala que, no caso da Restrito, não existe. Isto reflete-se nos custos diretos dos produtos, mas não menos importante no aspeto comercial. As quantidades produzidas são menos atrativas para a maioria dos distribuidores e limitam a própria ação comercial”.

 

Distribuição

A notoriedade da Restrito foi crescendo junto do público. Os primeiros clientes foram os amigos e alguns restaurantes na região do Norte de Portugal, frequentados pelos membros da equipa. Com a ambição de conquistar um lugar de prestígio no mercado, o sector dos cabazes de Natal direcionados às empresas foi o passo seguinte.

Após a presença da marca começar a ficar consolidada na zona Norte, a aposta foi feita nas feiras e mercados de vinhos nacionais e internacionais, que permitiram alargar a área de influência à zona de Lisboa e, depoi,s à região do Algarve. Com o passar dos anos, também o público particular começou a ganhar interesse, procurando degustar e adquirir as novidades da Restrito.

 

Internacionalização

A aposta além-fronteiras é uma das metas da marca. Em maio do corrente ano, a Restrito expôs os seus produtos na feira internacional ProWein, na Messe Düsseldorf, na Alemanha. “O mercado de exportação tem também merecido a nossa atenção e da Dinamarca a Moçambique são muitos os países que têm o ‘privilégio’ de poder aceder aos nossos produtos, seja na área da restauração ou seja em lojas especializadas em vinhos. Neste momento, o desafio é conseguirmos cruzar o Atlântico e levar os nossos vinhos aos apreciadores americanos, seja no Brasil ou nos Estados Unidos da América”, salienta o cofundador Carlos Soares.

A presença a nível nacional e internacional permitiu à Restrito conquistar o reconhecimento. Para o cofundador António Ribeiro, “os pontos mais marcantes foram o elevado reconhecimento internacional obtido por vários dos nossos vinhos, mas, em particular, pelo Restrito Grande Escolha 2014, que foi distinguido com o título de Best Wine of Competition, no Frankfurt International Trophy e a Medalha de Grande Gold, no Concurso Mundial de Bruxelas”. Juntam-se 24 outros prémios.

Minipreço_FolhetosDigitais2

Minipreço lança novo folheto digital

Deichmann

Deichmann reforça a renovação das suas lojas em Portugal