in

Renault aposta nas entregas na última milha

A Renault quer contribuir para o início de uma era no transporte de mercadorias, num mundo onde, em 2030, 60% a 70% da população irá viver em zonas urbanas.

No Salão Automóvel de Hanôver, a fabricante francesa apresentou um conceito de veículo automóvel robotizado, onde a interação humana se mantém presente, para abordar o transporte na última milha. O EZ-PRO é um conceito de entrega autónomo, baseado no controlo humano e numa frota de cápsulas robóticas. Estas cápsulas são modulares e personalizáveis, o que sublinha a flexibilidade deste conceito criado a pensar nas empresas de entrega, operadores logísticos, retalhistas e consumidores.

Graças ao EZ-PRO, os consumidores podem escolher precisamente onde, quando e como querem receber as suas encomendas. O conceito consiste num veículo líder autónomo e várias cápsulas robóticas sem motorista. A unidade líder é controlada por um condutor, que supervisiona a entrega das encomendas e a frota de cápsulas. Estas cápsulas podem mover-se de forma independente.

De acordo com a Renault, pelo facto de ser elétrico, o EZ-PRO ajuda a diminuir o congestionamento de tráfego e a poluição. “Com o EZ-PRO, continuamos o nosso trabalho exploratório em torno da mobilidade urbana e partilhada do futuro. Focado em soluções de transporte de mercadorias, este conceito autónomo, elétrico e conectado representa a ferramenta ideal, sendo, simultaneamente, um criador de oportunidades para os profissionais e um facilitador de serviços para os utilizadores diretos e indiretos. Baseia-se na experiência da Renault nos veículos comerciais e do ADN da marca, que coloca as pessoas no centro das suas soluções”, afirma Laurens van den Acker, vice-presidente sénior de Corporate Design do Grupo Renault.

O EZ-PRO é uma solução partilhada. As cápsulas que saem do mesmo hub e são geridas pelo mesmo operador logístico levam diferentes encomendas e destinam-se a locais e clientes distintos. São, contudo, operadas pela mesma plataforma autónoma. Este cenário visa, segundo a Renault, maximizar a produtividade e reduzir os custos.

Os consumidores poderão escolher um horário e localização convenientes para a entrega e entre a possibilidade de receber a encomenda através do motorista ou de cacifos self-service nas cápsulas. Estes cacifos podem se abertos através de uma app no smartphone do utilizador. A solução também permite seguir a entrega em tempo real e dispõe de serviços de alerta, para maior conveniência.

De acordo com a Renault, a entrega na última milha representa 30% do tráfego nas cidades, uma percentagem que o EZ-PRO se propõe a diminuir através desta solução partilhada.

Veja aqui o vídeo:

Publicidade

Hama lança bolsa que protege os cartões eletrónicos

Checkpoint Systems lança primeira etiqueta com deteção de densidade