in

Reino Unido lidera comércio eletrónico europeu

82% dos utilizadores de Internet no Reino Unido compraram online em 2016. Esta é uma das descobertas do B2C Ecommerce Report 2017, da Ecommerce Foundation.

Os consumidores britânicos são considerados versados na compra online e offlin, e com a capacidade de obter os melhores produtos ao melhor preço. Por exemplo, 74% dos consumidores visitam a loja para ver e testar os produtos no local antes de comprá-los online e 81% encontra os produtos em loja antes de entrar no canal online para encontrar o melhor preço.

No que diz respeito às categorias de produtos, os livros estão na opção mais escolhida, tanto pelos consumidores que compram online com frequência, assim como os que estariam dispostos a comprar exclusivamente online. Embora os livros a priori não estejam na lista dos produtos mais comprados com a intenção de devolvê-los, 15% das compras totais de livros foram realmente feitas com a intenção de devolvê-los.

Em termos de preferências e expectativas, os britânicos querem um mercado de comércio eletrónico adaptado especificamente às suas necessidades e preferências. Além disso, 51% de todos os consumidores esperam ofertas personalizadas com base no seu histórico de pesquisa e compra, em troca de partilha de dados pessoais. No grau de satisfação, apenas 22% atualmente sente que desfruta de uma experiência de compra perfeita em todos os canais e 61% indica diferenças entre o serviço e a experiência. Esses números mostram que as expectativas dos consumidores não são atendidas, com 68% relatando que espera uma experiência “cross-channel” ideal.

Os compradores online estão a tornar-se cada vez mais informados antes de comprar, já que mais de 57% dos consumidores pesquisam antes de comprar um produto. Dos consumidores que compraram online no ano passado, 48% leu opiniões de outros clientes sempre ou quase sempre antes de comprar online e 55% usou informações de vários retalhistas, produtores ou prestadores de serviços de diferentes sites. Além disso, 26% dos compradores online inscrevem-se na Amazon Prime e o eBay é atualmente a aplicação de retalho mais popular para iOS e Android.

As conclusões do relatório são claras, o Reino Unido tem um ambiente de comércio eletrónico próspero, assim como ocupa o primeiro lugar do E-Government Index.

Millennials vs Seniores: serão assim tão diferentes?

Toshiba seleciona o grupo Bain para comprar o seu negócio de chips de memória