in

Região Ásia-Pacífico responde por 50% do comércio eletrónico

O mercado global de comércio eletrónico B2C crescerá 16,9% em 2017, para 1,85 mil milhões de dólares de faturação, de acordo com o estudo “Global Ecommerce Report 2017” da Ecommerce Foundation.

A região Ásia-Pacífico concentrará a maioria dos negócios mundiais, acumulando cerca de 50% das vendas. Na verdade, a China continua a representar o maior mercado de comércio eletrónico B2C, com um volume de negócios de mais de 681 mil milhões de dólares, à frente dos Estados Unidos (438 mil milhões) e do Reino Unido (196 mil milhões).

Por outro lado, as taxas de crescimento anuais mais elevadas são as da Austrália e Turquia, que crescerão 40% e 31%, respetivamente. Em geral, o crescimento médio estimado do comércio eletrónico em todas as regiões é de 17%.

O diretor da Ecommerce Foundation, Jorij Abraham, reconhece que, enquanto os negócios online da Ásia estão a crescer (+20%), a América do Norte está em desaceleração total (+9%). A América do Sul, por sua vez, crescerá 16,5% este ano, enquanto a região de África e Médio Oriente avançará 11%. Finalmente, as previsões para a Europa também apontam para um crescimento de dois dígitos (+19%). “Os dados mostram que estamos longe de ter um crescimento plano no mercado global de comércio eletrónico“, explicaSara Lone, coordenadora de pesquisa da Ecommerce Foundation. “A taxa de crescimento continua a aumentar, impulsionada em grande parte pelas economias mais saudáveis, com melhorias na infra-estrutura e maiores taxas de aceitação cultural do comércio online“, acrescenta.

Finalmente, o relatório reflete uma correlação entre as tendências das redes sociais e o comércio eletrónico. Neste sentido, mais de 53% dos consumidores dizem que as redes sociais influenciam os seus hábitos de compras online e mais de 34% partilha as suas experiências de comércio eletrónico através dessas plataformas. Em particular, o Facebook continua a ser a rede social preferencial para o feedback dos consumidores, com uma média de 46%.

Publicidade

HALIBUT Derma lança formato mini

Oliveira da Serra lança edições limitadas com a assinatura dos chefs Vítor Sobral, Justa Nobre e Rui Paula