in

Redes sociais são o canal de lançamento de produtos

As redes sociais estão a ultrapassar a televisão, promoções e campanhas de e-mail como o meio de escolha para o marketing de lançamento de novos produtos.

74% dos profissionais de marketing dão prioridade às redes sociais, antes das promoções (55%), e-mail (53%), imprensa (39%), relações públicas (39%) e publicidade televisiva (36%), de acordo com a agência Five by Five.

Dos 730 profissionais de marketing questionados em todo o Reino Unido, Estados Unidos da América e Austrália, 46% utiliza as redes sociais para gerar consciência, determinar as preferências dos consumidores antes de lançar um novo produto (15%) e medir o sucesso (11%).

A diretora de estratégia da Five by Five, Michelle Mitchell, argumenta que as redes sociais permitem que as marcas se comportem de uma forma mais ágil e apta para a entrega digital, respondendo à forma como a tecnologia está a acelerar o ritmo de lançamento.

A escuta do social para o desenvolvimento de produtos está a ser implementada por 64% dos profissionais de marketing, de acordo com a pesquisa Five by Five. O período desde a ideia ao lançamento do produto encolheu nos últimos cinco anos, de acordo com 81% dos inquiridos. 40% tem quatro a seis meses para planear o lançamento do produto, 25% trabalha apenas com dois a três meses de antecedência. Apenas 6% dos entrevistados passam de 11 a 18 meses na fase de planeamento.

À medida que os prazos se reduzem, as redes sociais estão a ajudar as marcas a obter uma visão em tempo real para tomar decisões mais rapidamente, diz Michelle Venning. “Precisamos ser mais rápidos para tirar vantagem das tendências de consumo, mas geralmente temos menos tempo para demonstrar que o lançamento é um sucesso, o que significa que temos que estar confiantes do que estamos a propor aos nossos clientes“.

A mudança impulsionada pelas redes sociais e a ascensão de marcas disruptivas tem reescrito as relações de marca e audiência, o que poderia explicar o facto de 72% dos comerciantes acreditarem que o marketing de lançamento do produto é mais corajoso do que nunca.

Supermercado pode desaparecer em 2040

Douglas vai abandonar a Turquia