Embora o Facebook e o TikTok liderem em termos de número de utilizadores, o Instagram, a terceira maior plataforma no espaço das redes sociais, é a favorita entre os utilizadores das redes sociais.
De acordo com os dados apresentados pela OnlyAccounts.io, quase 16% dos utilizadores de redes sociais indicou o Instagram como a sua plataforma de redes sociais número um, mais 2% do que o Facebook e o dobro da quota do TikTok.
Facebook perde terreno
O número de utilizadores do Instagram tem aumentado nos últimos anos. De acordo com os dados da Statista, a aplicação deverá atingir 1,3 mil milhões de utilizadores em 2023, mais 86 milhões do que há um ano. Até 2027, espera-se que este número cresça mais 17% e atinja 1,56 mil milhões em todo o mundo. E, embora este número ainda seja muito inferior ao número de utilizadores do Facebook ou do TikTok, os dois gigantes das redes sociais estão a perder a corrida com o Instagram no que diz respeito à popularidade no espaço das redes sociais. De acordo com o último Digital Global Overview Report, 15,7% dos utilizadores de redes sociais com idades compreendidas entre os 16 e os 64 anos considera o Instagram a sua escolha favorita, mais 1,5% do que há seis meses.
O Facebook foi classificado como a segunda plataforma mais popular, com uma quota de 13% entre os inquiridos. No entanto, as estatísticas mostram que perdeu alguma popularidade desde abril, quando 14,2% dos utilizadores das redes sociais o considerou a sua principal escolha.
O inquérito do DataReportal também mostrou que o Instagram é muito mais popular do que o TikTok, que teve apenas uma quota de 7% entre os inquiridos. Ainda assim, isto representa um aumento em relação à quota de 6,1% que o TikTok tinha há seis meses.
O X, antigo Twitter, ficou a meio da lista, com uma quota de 3,2% entre os utilizadores de redes sociais, quase a mesma que em abril. O inquérito mostra que o Snapchat é o menos popular entre os utilizadores de redes sociais, com apenas 1,3% dos inquiridos a nomearem a plataforma como a sua escolha favorita.
16 horas por mês no Instagram
Para além da sua crescente popularidade no espaço das redes sociais, o Instagram também registou um aumento considerável no tempo médio passado na aplicação. De acordo com o The Digital Global Overview Report, os utilizadores de Android em todo o mundo passaram uma média de 15 horas e 50 minutos a utilizar o Instagram por mês, quase mais quatro horas do que no ano passado.
O TikTok continuou a ser o rei absoluto nesta categoria, com uma média de 33 horas e 28 minutos passados a utilizar a aplicação num mês, mais dez horas do que em 2022.
O Facebook também ficou à frente do Instagram, com 18 horas e 50 minutos. Mas este resultado é quase uma hora a menos do que o tempo de uso do gigante das redes sociais no ano passado. As estatísticas mostram que os utilizadores do Telegram passaram quase quatro horas a usar a aplicação por mês, ou 45 minutos a mais do que há um ano.