A XIII Convenção da Aqui É Fresco atingiu os 15 milhões de euros de volume de negócios diretos realizados entre os mais de 1.500 participantes reunidos nos dias 2 e 3 de junho em Braga, entre representantes das principais marcas, retalhistas e grossistas. Os 15 milhões de euros superaram, assim, o recorde de 11 milhões obtido pelo Aqui É Fresco na convenção de 2023.
De acordo com Carla Esteves, diretora executiva do Aqui é Fresco, “a XIII Convenção Aqui É Fresco voltou agora a comprovar a vitalidade do comércio de proximidade e a nossa capacidade de inovação e adaptação às exigentes evoluções do mercado. Só com uma forte aposta em ferramentas digitais colocadas ao serviço do negócio para os nossos associados e parceiros foi possível obtermos este resultado”.
Reunindo 16 grossistas, 38 cash & carries e cerca de 700 lojas de proximidade independentes, o Aqui É Fresco cresceu 10,3% nos resultados em 2023, ano em que 24 novas lojas integraram a rede que soma já 110 mil metros quadrados de área de venda a retalho no total dos 17 distritos em que se insere.
Quanto à marca própria da Aqui é Fresco, a UP, registou um crescimento de 25% nas suas vendas, aumentando o número de referências nos diferentes segmentos.
Sob o mote “Aqui a Solidariedade Acontece”, a convenção entregou todos os excedentes das refeições e produtos não consumidos ao longo dos dois dias à FAM – Fundação dos Armazenistas de Mercearia, uma IPSS que desenvolve a sua atuação para a melhoria das condições de vida das pessoas com dificuldades várias. Esta ação insere-se na prática contínua de combate ao desperdício alimentar por parte do Aqui É Fresco, cuja parceria com a Too Good To Go permite distribuir uma média de 400 refeições por mês a famílias carenciadas.