in ,

Reconhecimento chega aos supermercados para controlar as compras de bebidas alcoólicas e tabaco

O reconhecimento facial vai substituir a tarefa de ter de conferir o documento de identificação do cliente jovem, aquando da compra de bebidas alcoólicas e de tabaco, nos supermercados britânicos.

Este controlo da idade representa mais de 50% das intervenções do pessoal das caixas nas lojas de livre serviço e representa uma das ineficiências para o comércio. Agora, no Reino Unido, a NCR, que fabrica o software e hardware para a maioria dos supermercados britânicos, aliou-se à Yoti para lançar um novo sistema de identificação.

A NCR vai instalar uma câmara nas caixas de pagamento que vai fazer uma estimativa da idade dos compradores quando estes levam álcool ou tabaco. A máquina faz o scan do rosto do cliente e aceita ou nega a venda do produto. Conhecido como Yoti Age Scan, o sistema dispensa qualquer tipo de documento de identificação.

Para tornar o processo ainda mais eficiente, os compradores podem eles próprios antecipar a comprovação da sua idade. Basta descarregar a app da Yoti e criar uma identidade digital segura, com as suas características biométricas únicas. No momento do pagamento, basta abrir a app e fazer o scan do código QR da Yoti que verifica a data de nascimento.

Para além de tornar as lojas mais eficientes, as empresas que desenvolveram este sistema asseguram que permite também aumentar a segurança e privacidade do utilizador, que assim não tem de partilhar os seus dados pessoais com desconhecidos. A aplicação tira uma foto ao rosto para estimar a idade e, uma vez cumprido este propósito, a imagem é permanentemente apagada.

Kraft Heinz aumenta vendas em 1,6% no terceiro trimestre

53% dos festivaleiros propensos a usar marcas com que contactaram nos festivais