in

Reciclagem cresce 4%

Reciclagem

Entre janeiro e maio deste ano, a Sociedade Ponto Verde (SPV) enviou para reciclagem 130 mil toneladas de embalagens, um aumento de 4% face ao período homólogo de 2019.

Estes resultados da recolha seletiva demonstram que os comportamentos dos portugueses face à reciclagem mantiveram-se positivos, apesar do contexto desafiante colocado pela pandemia e período de confinamento.

Na semana em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), a SPV reforça a confiança nos hábitos de reciclagem dos portugueses, que se revelam cada vez mais intrínsecos e dos quais resulta a atual estabilidade no desempenho da reciclagem. “O encerramento dos estabelecimentos Horeca (hotéis, restaurantes e cafés) e o maior consumo dentro de casa, resultantes do estado de emergência decretado no país, não levaram à perda de hábitos de reciclagem por parte dos portugueses e isso demonstra que estes estão cada vez mais comprometidos com o processo”, assinala Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde. “Os bons resultados devem servir como incentivo para continuarmos a fazer mais e melhor reciclagem no nosso dia-a-dia, especialmente agora que o desconfinamento e a abertura dos espaços Horeca abrem portas a um maior consumo fora de casa”, acrescenta .

Marcas comprometidas

Continua a ser imprescindível envolver todos os intervenientes na cadeia de valor e, também aqui, a Sociedade Ponto Verde tem estado ao lado dos seus parceiros com projetos como o marketing partilhado, em que, junto de mais de 150 marcas, já foi possível comunicar incentivos à reciclagem em 350 milhões de embalagens com uma só mensagem: Recicle Sempre.

O lançamento de nova iconografia para colocação nas embalagens com reforço das indicações a considerar aquando da separação para reciclagem reforçam o compromisso da SPV em ter um consumidor mais informado e as empresas comprometidas com o ambiente.

Mesmo no design e conceção das embalagens, através do projeto Ponto Verde Lab, o trabalho desenvolvido em prol da prevenção de resíduos já resulta em que 30% das embalagens declaradas à Sociedade Ponto Verde são de embaladores que já tomaram medidas de prevenção de resíduos quanto às suas embalagens (redução do peso, não utilização de embalagens supérfluas, etc).

Insolvências

Insolvências aumentam 16% em maio

Grupo Adecco

Pandemia desencadeou a adesão ao trabalho flexível