in

Receita de desenvolvimento de novos produtos caiu 99,6 milhões de libras

À medida que os supermercados no Reino Unido continuam a cortar o número de produtos em stock, as vendas de novos produtos de marca diminuíram 6,5%, o que equivale a perdas na receita com o desenvolvimento de novos produtos de 99,6 milhões de libras, no último ano.

De acordo com um novo estudo da IRI, o número de itens em stock nos supermercados em todo o Reino Unido diminuiu 5,7% no último ano (até o final de fevereiro de 2017). Em média, menos 930 produtos estavam disponíveis para os “shoppers” no seu supermercado local.

Foram lançados 8,4% menos novos itens de marca no último ano. O número de novos itens de marca própria também caiu, mas a uma taxa mais lenta de 2%. A contribuição que o desenvolvimento de novos produtos fez para as vendas gerais dos supermercado também declinou.

Apenas um em cada sete novos produtos lançados alcançaram mais de 75% de distribuição nos principais supermercados do Reino Unido no último ano. Somente metade de todos os novos produtos atingem mais de 33% de distribuição. A distribuição máxima média alcançada pelos novos produtos foi de apenas 39%, significativamente menor que os resultados dos dois últimos estudos que a IRI realizou.

Os cortes da gama foram mais profundos na Asda  -9,8%). A Tesco e a Co-op reduziram a sua gama de produtos em 8,3%. A Sainsbury reduziu a sua gama em 1,7% e a Waitrose em 2,7%. A Iceland aumentou  em 6,1%.

A IRI destaca ainda que premium inicial do preço, tradicionalmente associado ao lançamento de novos produtos, foi menor. 

Agência Europeia de Segurança Alimentar sob suspeita de conflito de interesses

Fabricantes de marca própria preferem trabalhar para os operadores de discount