Quinta do Pôpa
in

Quinta do Pôpa lança branco de curtimenta e dois ânforas no Douro

Atrever-se a sonhar é algo que está no ADN de José Ferreira (Zeca do Pôpa) e que conseguiu transmitir aos filhos Vanessa e Stéphane Ferreira (netos do Pôpa), que elegeram este como o momento para a Quinta do Pôpa, no Douro, lançar um trio de vinhos sob o moteDare to Dream”: um branco de curtimenta e dois ânfora, um branco e tinto.

José Ferreira sentiu, desde cedo, que fora o “escolhido” para concretizar o sonho do pai Francisco Ferreira (Pôpa): comprar uma quinta no Douro para produzir vinhos em nome próprio. A Quinta do Pôpa é um projeto familiar, atualmente liderado pelos irmãos Vanessa e Stéphane Ferreira.

 

Novos vinhos

O perfil de vinhos da Quinta do Pôpa conjuga frescura, expressão do terroir e do ano de colheita. O conceito e identidade desta coleção são inspirados numa frase que José Ferreira transmitiu aos filhos – “estamos todos na mesma estação, só agarra o comboio da oportunidade quem realmente quer” – e reflete viagens ao passado. A família materna de Vanessa e Stéphane Ferreira é alentejana, sendo as ânforas típicas de lá. O recurso aos métodos de vinificação e estágio usados nestes vinhos é, por isso, uma viagem a esse passado e às tradições de outros tempos. Em cada garrafa há um “bilhete” destacável, que contém uma frase inspiradora e a numeração do vinho (edições limitadas e numeradas). A caixa, de madeira, simboliza a mala de viagem.

“O Curtimenta representa o ‘cool side’ dos nossos brancos; é rebelde e invulgar, combinando a riqueza de um tinto com a frescura das uvas brancas. Costumamos dizer que, com ele, demos uma nova cor à nossa oferta de vinhos. Os vinhos de ânfora são um elo indubitável ao passado. Usámo-las pelo seu romantismo enquanto técnica ancestral de vinificação e também pela interatividade ímpar que têm com o vinho, principalmente, na extração da acidez, aspeto comum aos vários vinhos Pôpa”, afirmam Vanessa e Stéphane Ferreira.

Com certificação vegan, os novos vinhos podem ser vendidos em separado, por 29,50 euros a garrafa, ou em trio em caixa de madeira, por 88,50 euros.

“Dare to Dream”

“Dare to Dream” é o chapéu de uma linha experimental de vinhos, mas que são para ter continuidade, estando já em carteira as novas colheitas que, a cada ano, só têm luz verde se cumprirem os perfis idealizados por Stéphane Ferreira, agora em dupla e harmonia com Carlos Raposo, o novo enólogo da Quinta do Pôpa.

APED

Plásticos de uso único geram dúvidas nas empresas e nos consumidores, diz APED

Baguitas

Snack saudável que reaproveita resíduos da produção vitivinícola premiado pela ANI e pela PortugalFoods