Foi com a colheita de 2011 que o vinho Quinta do Monte Xisto teve a sua estreia. João Nicolau de Almeida, com 40 anos de trabalho e dedicação à Casa Ramos Pinto, lança agora a colheita de 2014.
João Nicolau de Almeida, filho de Fernando Nicolau de Almeida, o criador do Barca Velha, e de Maria José Ramos Pinto Rosas, nasceu no Porto em 1949 num contexto familiar absolutamente vínico. O destino levou-o a estudar enologia em França (Bordeaux e Dijon), com alguns dos nomes mais relevantes da área como Émile Peynaud, Jean Ribéreau-Gayon, entre outros.
Iniciou o seu percurso profissional em 1976 e, desafiado por José Ramos Pinto Rosas, então administrador, desenvolveu uma série de estudos que iriam revolucionar a abordagem vitivinícola da região do Douro. Todo este trabalho foi realizado não só a pensar na melhoria da qualidade dos vinhos do Porto, mas também no desenvolvimento de vinhos do Douro, abrindo um novo caminho para a região.
Paralelamente, em 1993, João Nicolau de Almeida formou a Quinta do Monte Xisto, situada na Região Demarcada do Douro, mais concretamente na sub-região do Douro Superior, em Vila Nova de Foz Côa, na margem esquerda do rio Douro. Tem uma área total de 40 hectares, 10 de vinha.
Sempre foi claro na família que manter a biodiversidade do terroir era fundamental, tanto para a vinha como para a região. “Fazemos parte de um todo e é nesse todo que procuramos integrar o nosso projeto”, explica. Neste sentido, optou-se desde o início pelo modo de produção biológico e biodinâmico. Um projeto familiar onde se conjugam as perspetivas e conhecimentos técnicos de duas gerações de enólogos.