Colinas do Avesso - Quinta da Lixa
in

Quinta da Lixa lança coleção privada com trilogia de Avessos em homenagem ao tempo

Colinas do Avesso é a coleção privada que a Quinta da Lixa acaba de lançar, numa trilogia de vinhos da casta Avesso que homenageia o tempo e o envelhecimento em garrafa. Com uma produção de apenas 1.200 garrafas para cada um dos vinhos, a trilogia Colinas do Avesso junta um Single Harvest 2016, um Single Harvest Maceration 2018 e um 5 Harvests 16 to 20 que expressa o potencial de guarda da região dos Vinhos Verdes.

Os três vinhos, 100% da casta Avesso, foram pensados pelo enólogo Carlos Teixeira para demonstrar a capacidade da casta em dar origem a vinhos que perduram no tempo, “sempre com uma jovialidade e frescura impressionantes”. Cada um dos vinhos define-se, ainda, “pela expressão máxima das características e potencialidades da casta, perfil aromático, complexidade e volume de boca, mas, sobretudo, pela capacidade de envelhecimento”.

 

Maturidade e maturação

“Com a casta Avesso a representar 10% dos encepamentos das vinhas da Quinta da Lixa, o projecto Colinas do Avesso é a prova de que o estudo das castas, a sua compreensão, a muita experimentação e vinificações levam com o tempo a criações como estas. A paciência, o acompanhamento e o tempo, sobretudo o tempo, dão-nos uma maturidade que nos mostra que a região tem um potencial ainda muito pouco explorado para a produção de vinhos de nível mundial”, destaca o enólogo.

Na Quinta da Lixa, a vinha mais antiga da casta Avesso foi plantada em 1999, na Quinta de Sanguinhedo, propriedade onde atualmente está o Monverde Wine Experience Hotel. Do ponto de vista enológico, o Avesso é uma casta que requer muito acompanhamento, com intervenção mínima, mas de grande controlo e condução. A decisão de fazer os vinhos Colinas do Avesso foi baseada no grande potencial da casta e na intenção de fazer chegar o mesmo a um consumidor que procura vinhos diferenciadores, mais complexos, de guarda e, sobretudo, que espelham o terroir e a sua origem.

makro

Makro reforça digital e lança marketplace

Pastel de bacalhau

Industriais do sector alimentar reclamam descida da taxa de IVA dos produtos do cabaz alimentar básico