in ,

Qlik conquista alguns dos maiores retalhistas europeus

A Qlik acaba de anunciar que alguns dos maiores retalhistas da Europa estão a utilizar a sua tecnologia para analisar os seus dados e obter compreensão e conhecimento sobre as transações e interações dos seus clientes.

Devido à capacidade analítica da Qlik, retalhistas como o Carrefour, a Furla, a Coop ou o Burger King, entre outros, são agora capazes de preparar dados de negócio para obter uma visão clara sobre o que está a ocorrer na organização, numa loja, num departamento ou até mesmo numa determinada equipa. Com a Qlik, conseguem alcançar uma melhor compreensão sobre as compras dos consumidores, fazer análises de afinidade (basket analysis) para perceber que produtos se vendem mais vezes juntos, o que lhes permite personalizar a oferta ao cliente em conformidade. Podem ainda analisar dados relativos a transações e tráfego (footfall) para assegurar que o número ideal de colaboradores está a trabalhar num determinado momento para proporcionar o melhor serviço possível ao cliente.

Uma das empresas que beneficia de um melhor conhecimento e compreensão da sua organização é o Burger King, no que às operações russas diz respeito. Com a Qlik, o Burger King dispõe de um sistema de análise flexível e fácil de utilizar relativo às suas atividades de vendas e financeiras. Os seus colaboradores são capazes de mergulhar nos dados e comparar as vendas entre diferentes restaurantes e regiões, visualizando que refeições se vendem mais em cada região.

A Coop, uma conhecida cadeia de supermercados holandesa, com grande expressão no norte da Europa, trabalhou com a Qlik para receber “insights” diários sobre receitas e margens de lucro. Como a Qlik está concebida de forma a ser utilizada por qualquer pessoa em qualquer organização, o departamento comercial deste retalhista foi capaz de adaptar-se rapidamente aos novos “dashboards” e, atualmente, não precisa mais de abordar a equipa de TI quando pretende realizar uma análise de dados.

A empresa de e-commerce Rue du Commerce, do grupo Carrefour, que trabalha com múltiplos negócios de pequena dimensão para levar os seus produtos até ao mercado, utiliza a Qlik para realizar análises profundas de um grande volume de dados de vendas: faturação, número de pedidos, produtos mais populares, assim como identificar categorias de produtos, marcas que vendem mais e tendências gerais de mercado. A primeira aplicação desenvolvida com a Qlik permitiu à organização ter uma visão mais clara da situação geral do comércio online. Como intermediário é essencial para a Rue du Commerce monitorizar a qualidade do serviço das empresas com as quais trabalha, obtendo uma perspetiva das taxas de cancelamento, pedidos não entregues e atrasos.

Os últimos dez anos testemunharam uma transformação significativa na forma como retalhistas e consumidores têm interagido entre si,” afirma Paul Winsor, diretor de Desenvolvimento de Mercado para as Indústrias de Retalho & Serviços da Qlik. “Ao mesmo tempo, as exigências de mercado estão a mudar e, por isso, o acesso aos dados em tempo real e em qualquer lugar é obrigatório. A nossa visão é colocar informação nas mãos de todos ao nível da tomada de decisão no negócio do retalho, pois vivemos no mundo dos ativistas de informação. Para os retalhistas, em particular, significa todos terem acesso à informação, desde os colaboradores de loja, à equipa que faz a gestão do inventário, à equipa online que observa a experiência de compra do consumidor em vários canais até ao diretor regional que determina a forma como a força de trabalho é alocada para responder eficazmente ao número de clientes. É essencial que os retalhistas desenvolvam uma cultura de tomada de decisão praticável se pretendem proporcionar o melhor serviço possível ao cliente e nós congratulamo-nos por trabalhar de forma tão próxima com alguns dos retalhistas líderes da Europa com esse objetivo em mente.”

Publicidade

Primeiras lojas Vans abrem em Portugal

Sonae testa carrinho de compras para pessoas com mobilidade reduzida