Lidl
in

Proprietário do Lidl lança mini-loja sem caixas

Os supermercados automatizados ainda não estão em pleno funcionamento na Europa. O recente lançamento do Amazon Fresh, no Reino Unido, foi, agora, acompanhado por um projeto piloto do Grupo Schwarz, dono do Lidl  e da Kaufland, que está a testar um novo formato de mini-loja sem caixas de pagamento.

Localizado no campus da Fundação Dieter Schwarz, em Heilbronn, na Alemanha, trata-se de um modelo denominado Shop Box, baseado num ecossistema tecnológico de câmaras e sensores, com auxílio de inteligência artificial e sem caixas de pagamento, no mais puro estilo de sistema Just Walk Out da Amazon Go nos Estados Unidos e Amazon Fresh na Europa.

De acordo com o portal Supermarktblog, a loja está disponível apenas para alunos, professores e funcionários do campus. O acesso é feito através de um código QR e é necessário registar-se na aplicação shop.box. Uma vez dentro, o cliente pode retirar os itens desejados das prateleiras e sair do estabelecimento sem ter que se deslocar até à caixa. O pagamento é feito automaticamente através da Klarna e a fatura pode ser visualizada na própria aplicação.

O sortido da loja é composto por produtos básicos, como lacticínios, snacks, salsichas, mas também ketchup e outras categorias. Uma oferta Lidl reduzida, segundo os media alemães.

 

Portugal

Um novo conceito de loja autónoma e sem funcionários está também a chegar Portugal. Lisboa vai receber as primeiras mercearias autónomas da brasileira Onii, seguindo-se o Porto, Cascais e

Tal como no conceito Amazon Go, as lojas Onii funcionam sem funcionários. Geralmente, estão localizadas em condomínios residenciais, centros empresariais ou universitários. Na prática, são minimercados que estão abertos 24 horas por dia, os sete dias da semana, e que vendem centenas de produtos, com o acesso e o pagamento a serem feitos através da aplicação da marca.

H&M

Vendas das H&M caem 21%

portugueses

Governo vai avançar com legislação para regulamentar os marketplaces