Onii
in

Mercearias autónomas e sem funcionários chegam a Portugal

Um novo conceito de loja autónoma e sem funcionários está a chegar Portugal. Lisboa vai receber as primeiras mercearias autónomas da brasileira Onii, seguindo-se o Porto, Cascais e Sintra.

Segundo adiantou Victor Azouri Bermudes, CEO da Onii, ao Jornal de Negócios, serão inauguradas cinco lojas próprias na cidade de Lisboa, mas já há negociações para a abertura de, pelo menos, três unidades licenciadas noutras regiões do país, nomeadamente Porto/Gaia, Sintra e Cascais.

Tal como no conceito Amazon Go, as lojas Onii funcionam sem funcionários. Geralmente, estão localizadas em condomínios residenciais, centros empresariais ou universitários. Na prática, são minimercados que estão abertos 24 horas por dia, os sete dias da semana, e que vendem centenas de produtos, com o acesso e o pagamento a serem feitos através da aplicação da marca.

 

Arranque da internacionalização

Portugal será o país de arranque do processo de internacionalização da Onii, que também já a negociar parcerias para os Estados Unidos e Chile.

Victor Azouri Bermudes acredita que a experiência em Portugal será bem-sucedida. “O facto de falarmos o mesmo idioma foi considerado fundamental, uma vez que todos os processos envolvidos podem fluir de maneira próxima à que realizamos e já estamos acostumados. Além disso, acreditamos que o nosso parceiro irá agilizar a operação por já ter know-how no mercado de varejo (retalho) local”, disse ao Jornal de Negócios.

A Onii não identificou quem é o parceiro em Portugal, mencionando apenas que se trata de um empresário português do ramo de eventos e retalho.

 

Confinamento acelera procura por lojas autónomas

A startup brasileira começou em 2020 com apenas uma loja. Atualmente, opera 125, tem 205 em fase de instalação e prevê fechar 2021 com 500, no Brasil. A pandemia de Covid-19, que provocou uma série de mudanças no comportamento dos consumidores e acelerou a procura de lojas de conveniência em livre-serviço em zonas residenciais. “A proposta é levar o modelo de conveniência para dentro da casa do consumidor, mas de maneira autónoma e com acesso 24 horas, o que vem totalmente ao encontro do momento atual que estamos vivendo”, disse, por sua vez, Ricardo Podval, cofundador da Onii à Forbes. “É a democratização da Amazon Go”.

hard seltzer

Diageo adquire produtor das hard seltzers Lone River Ranch Water

Teixuga Dão 2015

Caminhos Cruzados apresenta novos Teixuga