in ,

Projeto TransforMAR regressa às praia portuguesas

O projeto TransforMAR passa a ter a duração de um ano e irá marcar presença, durante dois meses consecutivos, em 15 praias de norte a sul do país, no decorrer desta época balnear.

Em resultado do atual contexto socioeconómico, o plástico recolhido será convertido em valor e devolvido à comunidade através de um donativo monetário a IPSS locais.

O TransforMAR regressa, assim, durante os meses de julho e agosto, para sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular, através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

De forma permanente, no decorrer destes dois meses, cada uma destas praias terá um depósito próprio, que promove a recolha de materiais plásticos e de metal, produzidos pelos veraneantes enquanto usufruem do seu tempo em praia. Alargando a sensibilização das boas práticas coletivas, o referido depósito conta ainda com uma explicação da nova sinalética de praia – semáforos – necessária para a redução de contágio do vírus Covid-19.

Donativos para IPSS locais

Em resposta ao atual contexto de pandemia e aos desafios económicos por ele trazidos, o TransforMAR, atento às necessidades da comunidade, volta a reinventar-se, transformando o plástico recolhido em donativos monetários para 15 IPSS locais nos concelhos das praias onde o  irá marcar presença.

Em conjunto com as câmaras municipais, que têm demonstrado um papel ativo desde a primeira edição do projeto, será possível selecionar estas IPSS e responder às suas dificuldades.

3.ª edição do TransforMAR

Nesta terceira edição junta-se ao TransforMAR, também enquanto parceiro, a Brigada do Mar, que permitirá ao projeto dar mais um passo diferenciador, alargando a sua duração: a limpeza de praias e de outras zonas não concessionadas, fora da época balnear, assegurando a recolha de todo o tipo de resíduos ao longo do ano.

Este projeto, que surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal e Electrão, conta com as parcerias da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, que destaca o TransforMAR como um projeto alinhado com os objetivos e prioridades do ministério em matéria do uso sustentável do plástico e com os compromissos assumidos a nível nacional neste contexto.

Para Vanessa Romeu, diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, “a terceira edição do TransforMAR reforça o nosso compromisso em prol da redução do plástico e não só garante as praias mais limpas, como promove comportamentos responsáveis. Este ano, através da parceria com a Brigada do Mar, conseguimos alargar a nossa intervenção, levando mais longe este projeto que prevê sensibilizar a sociedade e proteger o planeta. Simultaneamente, é-nos possível reforçar o apoio às comunidades locais, através da valorização do plástico recolhido, que é devolvido à população através de donativos monetários a 15 IPSS locais, nos concelhos das praias envolvidas no projeto”.

Publicidade

Penafiel

Mercadona abre hoje em Penafiel

OGX

OGX lança óleos com fórmula melhorada