in

Projeto português criado no Electrolux Ideas Lab está no Top 50 a nível mundial

Entre os 50 melhores projetos a concurso no Electrolux Ideas Lab está um português, o Cook4Me, pensado especialmente para todos aqueles que não têm muito tempo ou vocação para cozinhar em casa e que têm ritmos de vida acelerados.

No lançamento do novo concurso global Electrolux Ideas Lab, em agosto, a Electrolux desafiou os seus consumidores a serem criativos e “cozinharem” ideias que promovessem uma alimentação saudável e um futuro melhor para o planeta. Eles aceitaram o desafio e apostaram na conectividade, na impressão 3D e em jogos baseados na vida real, para encontrar a resposta para a pergunta “Como é que podemos inspirar as pessoas de todo o mundo a desfrutar de uma cozinha mais saborosa, saudável e sustentável no futuro?”

Após analisar todas as candidaturas em formato de vídeos de 30 segundos, foram selecionadas as 50 melhores ideias provenientes de 27 países, que agora vão ser alvo de votação pública.

Na plataforma Cook4me, é possível encomendar refeições caseiras e saudáveis. Quem as prepara não são cozinheiros profissionais, mas sim pessoas que cozinham para as suas famílias e veem aqui uma oportunidade de conseguir um rendimento extra. São denominados “chefie”.

Para já, o serviço está disponível em Lisboa e os clientes – os “foodies” – podem avaliar os pratos dando oportunidade aos “chefies” de incorporar as suas opiniões e efetuar melhorias nas suas receitas.

Entre as melhores ideias de todo o mundo, a conectividade foi uma grande aposta e um tema em destaque para os consumidores nas suas casas no futuro. Muitas ideias exploram o potencial das aplicações como uma forma de encorajamento para a preparação de refeições saudáveis, assim como forma de conectar os apreciadores de comida de todo o mundo para combaterem os desperdícios de comida e promover a partilha de alimentos.“A resposta global dos consumidores ao Electrolux Ideas Lab tem sido muito positiva. É muito bom ver ideias verdadeiramente inovadoras sobre o futuro da cozinha doméstica – o principal negócio para a Electrolux e a área em que estamos a investir para o futuro”, afirma Mona Abbasi, vice-presidente 360Consumer Experience Brand.“Recebemos um grande número de inscrições de todo o mundo e, curiosamente, conseguimos reconhecer ideias semelhantes de mercados de todo o mundo. Isso passa uma mensagem clara sobre os interesses comuns e as necessidades dos consumidores de todas as partes do mundo”.

As inovações na área de impressão 3D estiveram em destaque nos projetos que chegaram ao Top 50, bem como os jogos baseados na realidade virtual. Ideias baseadas em tecnologias inovadoras aplicadas a produtos atuais e formas inovadoras das comunidades comunicarem entre si e fazerem a diferença também marcam presença entre os finalistas.

As votações já estão abertas no site Electrolux Ideas Lab e vão determinar quais os projetos que entram no Top 10. Estes serão anunciados no dia 17 de novembro. Qualquer pessoa pode votar em até cinco ideias.

Para votar no projeto português, basta aceder ao site e procurar o projeto Cook4me. O júri de especialistas da Electrolux vai avaliar o Top 10 e selecionar, por fim, o vencedor no dia 28 de novembro.

Os membros do júri são MaryKay Kopf, Electrolux Chief Marketing Officer; David Cronström, Head of Strategy and Ecosystems; Lars Erikson, Senior Vice President, Head of Design; Mona Abbasi, Vice President  360 Consumer Experience and Brand; e Martin von Arronet, SVP Corporate Communications & Sustainability.

O vencedor do Electrolux Ideas Lab recebe um prémio de 10 mil euros em dinheiro e um convite para passar uma semana VIP em Estocolmo. A experiência é uma oportunidade de conhecer os líderes e os especialistas da Electrolux e de trabalhar com os criativos das startups mais bem-sucedidas da Escandinávia.

Fnac e Darty começam a gerar sinergias comerciais

Novo Tetra Pak PlantMaster dá ao fabricante o controlo total da fábrica