in

Programa Green Beauty da Garnier poupou 18.000 toneladas de plástico virgem em 2023

Graças ao uso de plástico reciclado

Garnier plástico

Em 2024, ano em que celebra 120 anos, Garnier divulga o seu mais recente Relatório de Progresso de Sustentabilidade, oferecendo total transparência aos consumidores em relação ao seu percurso até agora, num contexto de agravamento do aquecimento global e desafios da indústria da beleza.

Garnier mantém-se fiel ao seu compromisso de reduzir o impacto ambiental e apresenta os avanços alcançados. Mais solidariedade e inclusão, com mais de 1.400 comunidades apoiadas, mais embalagens recicladas e recicláveis, uma redução de 48% nas suas emissões de CO2, 98% de produtos novos e renovados com um perfil ambiental melhorado, e mais transparência com o apoio da Cruelty Free International, são alguns dos seus marcos em 2023.

O relatório, auditado pela Deloitte, foca as metas a serem alcançadas até 2025 e além, detalhando como a marca tem avançado em direção aos seus compromissos de sustentabilidade.

Aurelie Weinling, diretora Global de Sustentabilidade e Ciências da Garnier, salienta a importância deste relatório para encorajar maior transparência no sector. “Este ano mostrou-nos que alcançar objetivos ambiciosos é um processo desafiador e longo, mas estamos a inovar, especialmente nas ciências verdes, para oferecer aos consumidores soluções mais sustentáveis no seu dia a dia“, afirmou Weinling.

Entre os marcos já alcançados pela marca, destacam-se a redução de 48% das emissões de CO2 nas instalações industriais (comparado com 2019) e a economia de mais de 18.000 toneladas de plástico virgem, graças à utilização de plástico reciclado. “O nosso relatório revela ainda que 98% dos novos produtos e dos produtos renovados da Garnier apresentam um perfil ambiental melhorado“, acrescenta.

 

Fórmulas mais ecológicas

A Garnier destaca os avanços nas ciências verdes, com a obtenção de Vitamina C pura de origem natural por meio de processos de transformação verde que seguem os princípios da química sustentável.

Esta molécula, derivada do trigo, tem menor impacto ambiental quando comparada a outras fontes vegetais, e mantém a sua eficácia contra o stress oxidativo, promovendo uma pele mais luminosa e saudável. Este ingrediente está presente no Sérum Iluminador Garnier SkinActive com Vitamina C.

 

Materiais reciclados e recicláveis

Com o objetivo de promover uma economia circular do plástico, 65% dos produtos da Garnier são feitos de materiais renováveis ou reciclados. Em 2023, 89% do plástico PET utilizado era reciclado, resultando na poupança de mais de 18.000 toneladas de plástico virgem. Além disso, 80% do portfólio global da marca já é reciclável.

Como parte das comemorações do 10º aniversário da Água Micelar, as garrafas e tampas foram reformuladas, sendo agora fabricadas com 100% de plástico reciclado, poupando 257 toneladas de plástico virgem anualmente na Europa.

 

Energia renovável e sourcing inclusivo

Até ao final de 2023, a Garnier conseguiu reduzir em 48% as emissões de CO2 das suas fábricas, com 81% destas instalações a funcionar com 100% de energia renovável.

Além disso, a marca continua a expandir o seu Programa de Sourcing Inclusivo, que apoia mais de 1.400 comunidades vulneráveis, incluindo uma parceria de longa data para o fornecimento de manteiga de karité do Burkina Faso.

 

Certificação Cruelty Free Internacional

Como parte do compromisso com o bem-estar animal, a Garnier é a maior marca de beleza do mundo aprovada pela Cruelty Free International, com mais de 99% dos ingredientes das suas fórmulas agora de origem vegan. Desde 2021, a marca já angariou mais de 440.400€ para a organização através de ações de retalho.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Duorum Reserva Field Blend 2021

Chega ao mercado a nova colheita Duorum Reserva Field Blend 2021

DIG-IN BIZ

DIG-IN BIZ chega ao mercado