in

Programa de educação alimentar da Nestlé leva às escolas temática do desperdício alimentar

No primeiro ano em que se assinalou o Dia Nacional da Sustentabilidade, a Nestlé Portugal renovou a parceria com o Movimento Unidos Contra o Desperdício, que em três anos congregou mais de três centenas de empresas e instituições em torno do combate ao desperdício alimentar em Portugal.

Este ano, a multinacional suíça vai partilhar o seu conhecimento com as gerações mais novas, nas escolas do ensino pré-escolar e básico, através do seu programa de educação alimentar Nestlé por Crianças mais Saudáveis. Presente nas escolas portuguesas desde 1999, este programa promove estilos de vida saudáveis junto de crianças em idade escolar, professores e famílias e, no ano letivo 2023/2024, vai ter como temática principal a alimentação saudável e sustentável, com um foco particular na redução do desperdício alimentar.

Para ajudar a evitar o desperdício alimentar, a Nestlé tem implementado um conjunto de iniciativas práticas, tecnológicas e educativas, concebidas para ajudar a reduzir a perda e o desperdício de alimentos em 50% até 2030, o compromisso assumido a nível global para a sua cadeia de valor. É, por essa razão, muito importante sensibilizar as gerações mais novas para este tema e promover comportamentos que, numa escala familiar, possam ajudar a uma utilização mais eficiente dos alimentos”, afirma Ana Leonor Perdigão, Nutrition, Health & Wellness Manager da Nestlé Portugal.

 

1,2 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados

Segundo os mais recentes dados sobre o desperdício alimentar em Portugal, revelados em julho de 2022 pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), tendo por base o ano de 2020, as famílias portuguesas desperdiçaram um total de 1,2 milhões de toneladas de alimentos, ou seja, cerca de 124 quilos de comida por habitante, um valor muito acima da média europeia.

A Nestlé, que tem esta temática inscrita na sua Agenda de Sustentabilidade, volta assim a associar-se ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, levando este ano às escolas e famílias a sensibilização relativamente a este tema, através de conteúdos pedagógicos e de um concurso de receitas sob o mote “Receitas com os pés assentes na terra”, no qual é valorizado o aproveitamento integral dos alimentos e das sobras.

 

Siga-nos no:

Google News logo

xo-fine-rare

3.ª edição da CR&F XO Fine & Rare conta com apenas 5.496 garrafas

Insolvências

Insolvências globais continuam a ajustar-se aos níveis pré-pandemia