in ,

Produção de leite sem lactose cresceu 11% desde 2014

O consumo de leite sem lactose apresentou um aumento significativo desde 2014, alcançando os 11% da produção a nível global, ao passo que o leite normal se ficou pelos 0,3%, segundo o relatório global “Lactose free dairy products” realizado pela Tetra Pak.

A procura por este tipo de produtos deve-se à prevalência da intolerância à lactose à escala mundial. De acordo com a Food Intolerance Network, aproximadamente dois terços da população mundial sofrem de algum tipo de intolerância à lactose e estes dados crescem anualmente. Na América do Norte e na América Latina, o aumento foi de 10%, na Europa, rondou os 14%, na Oceânia e no Médio Oriente, atingiu os 11% e na Ásia 7,2%.

Os fatores de crescimento desta prevalência em várias regiões a nível mundial são resultantes de alguns aspetos da globalização, como a deslocalização e a nova distribuição demográfica em países onde a intolerância à lactose não era significativa.

Além disso, o crescimento da procura não se deve apenas a uma questão de intolerância alimentar, mas também porque, simplesmente, muitas pessoas veem este tipo de produtos como parte de um estilo de vida mais saudável.

O grande desafio que os produtores de leite têm pela frente é o de se desfazerem da lactose sem que esse processo afete as características do produto, já que esta constitui aproximadamente um terço da matéria seca do leite. Por isso, o seu sabor poderá ser afetado. Quando se elimina a lactose, altera-se, principalmente, o sabor e a doçura. Ao decompô-la, o leite torna-se mais doce e, ao tratá-la com calor no processo de hidrólise, o produto pode adquirir uma maior intensidade de sabores cozidos e processados.

A Tetra Pak desenvolveu uma gama de soluções de embalagem e processamento para produtos sem lactose, que permitem a manutenção do seu sabor, composição e funcionalidade nutricional muito próximas da do leite natural, tentando satisfazer a procura crescente dos consumidores. Como as características do produto sem lactose variam de acordo com as preferências do consumidor nos diferentes mercados, também o fazem os desafios de produção. A Tetra Pak explorou os diversos métodos de produção e como afetam o resultado, especificamente o sabor dos produtos sem lactose.

Online não é tudo para os consumidores portugueses

Nestlé Portugal adere ao Código de Boas Práticas na Cadeia Agroalimentar