in

Produção de azeite cai 7,6%

Os dados oficiais das primeiras estimativas, tanto dos países como da secretaria executiva do Conselho Oleícola Internacional (COI), revelam que a produção mundial de azeite na campanha de 2018/2019 deverá ultrapassar os três milhões de toneladas, menos 7,6% que na campanha anterior.

O consumo, por sua parte, deverá ser de 2,9 milhões de toneladas. Apesar das estimativas, e de acordo com o COI, nesta altura, ainda é prematuro saber até que ponto as perspetivas são sólidas. No final de novembro, os dados serão mais certos.

O conjunto de países produtores europeus membros do COI estimam uma produção de 2,2 milhões de toneladas, 1,1% mais, com a Espanha a liderar o processo e com possibilidade de ultrapassar os 1,5 milhões de toneladas, num crescimento de 23,4% face à campanha anterior. Os restantes países europeus diminuíram a sua produção, com destaque para a Itália, com uma queda de 37%, para as 270 mil toneladas, e para a Grécia, com menos 30,6%, para as 240 mil toneladas. A queda da produção em Portugal é mais moderada, cerca de 3,6%, para as 130 mil toneladas.

Ainda de acordo com os primeiros prognósticos, a produção de azeite nos restantes países membros do COI é de 675 mil toneladas, o que significa uma perda de 28,9% face à campanha anterior. 

Michael Hsu é o novo CEO da Kimberly-Clark

Europa quer proibir os plásticos de uso único a partir de 2021