in

Primeiro Pomar Pedagógico Interativo de Portugal abre portas

O Centro de Frutologia Compal e a Quinta Pedagógica dos Olivais juntaram-se para mostrar aos mais pequenos de onde vem a fruta.

O primeiro Pomar Pedagógico Interativo de Portugal está pronto para receber as crianças de todo o país a partir desta sexta-feira, dia 14 de outubro. A cor e os cheiros da fruta ainda na árvore, tão característicos do pomar, são muitas vezes desconhecidos dos mais pequenos. Agora, o campo chegou à cidade, como resultado da parceria entre o Centro de Frutologia Compal e a Quinta Pedagógica dos Olivais.

O Pomar da Quinta renasceu e foi inaugurado com novas atividades pedagógicas e com a particularidade de ser o primeiro Pomar Pedagógico Interativo em Portugal. Com o objetivo de levar crianças, pais e professores a aproveitar a natureza, o ar livre e a aprender sobre a fruta através de um contacto direto com a sua origem, o Centro de Frutologia Compal uniu-se à Quinta Pedagógica dos Olivais para requalificar o pomar, prosseguindo a sua missão de valorizar a fruta nacional e divulgar conhecimento sobre fruta.

Agora, as crianças podem conhecer no pomar 38 variedades de árvores de fruto, desde as tradicionais macieiras, pereiras e figueiras a espécies mais exóticas como o araçazeiro, a anoneira, o sapote branco ou a pitangueira. O programa pedagógico também foi reforçado com novas atividades que explicam a importância da fruta e promovem o seu consumo.

Graças às várias atividades pedagógicas e à informação disponível, os mais novos percebem mais sobre a fruta: descobrem o que é um fruticultor, quais os melhores meses para comer a fruta de acordo com a sua época específica e que frutas certificadas são produzidas em Portugal e em que regiões. Todos os conteúdos foram desenvolvidos com o apoio da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

E porque estamos no século XXI,  ligando o Bluetooth do telemóvel, é possível aceder a conteúdos interativos que podem ser descarregados para que a ligação ao pomar continue em casa ou na escola. O contacto direto com o cheiro, a cor e as texturas do pomar promove a aprendizagem, enquanto as atividades pedagógicas cimentam o conhecimento de forma divertida. Ao longo do ano, as escolas que visitarem o pomar receberão um Mapa das Frutas de Portugal para a sua sala de aula.

A inauguração do Pomar Pedagógico Interativo, que antecipou o Dia Mundial da Alimentação, contou com a participação de mais de 150 alunos de escolas do 1.º ciclo de todo o país, que juntos celebraram e homenagearam a fruta portuguesa. Os citrinos do Algarve, a Maçã Bravo de Esmolfe, a Maçã da Beira Alta, a Maçã Riscadinha de Palmela e a Pera Rocha do Oeste foram apresentadas pelas crianças de cada região: Faro, Armamar, Palmela, Cadaval. 

Huawei ascende à posição 72 no “Best Global Brands Report” da Interbrand

Eurest lança e-book com campanhas de sustentabilidade alimentar