FAO preço alimentos
in

Preços mundiais dos alimentos sobem ligeiramente em maio

O índice de preços dos alimentos da FAO situou-se em 120,4 pontos, em maio, 1,1 pontos (0,9%) acima do seu nível em abril. Os aumentos nos índices de preços dos cereais e dos produtos lácteos quase compensaram as descidas dos preços do açúcar e dos óleos vegetais, enquanto o índice de preços da carne permaneceu praticamente inalterado.

Embora o índice tenha registado uma terceira recuperação mensal consecutiva em maio, permaneceu 3,4% abaixo do seu valor correspondente há um ano e 24,9% abaixo do pico de 160,2 pontos atingido em março de 2022.

 

Cereais

O índice de preços dos cereais atingiu uma média de 118,7 pontos em maio, mais 7,1 pontos (6,3%) do que em abril, mas ainda 10,6 pontos (8,2%) abaixo do valor registado em maio de 2023.

Os preços mundiais de todos os principais cereais para exportação aumentaram em relação ao mês anterior, tendo os preços do trigo registado o maior aumento. Quanto aos outros cereais secundários, os preços mundiais da cevada e do sorgo também subiram em maio. O índice de preços da FAO para todos os tipos de arroz aumentou 1,3% em maio.

 

Óleos vegetais

O índice de preços dos óleos vegetais atingiu uma média de 127,8 pontos em maio, uma descida mensal de 3,1 pontos (2,4%), mas ainda assim 7,7% acima do nível registado no ano anterior.

A descida do índice deveu-se principalmente à descida dos preços do óleo de palma, que mais do que compensou o aumento dos preços da soja, da colza e do girassol.

 

Produtos lácteos

O índice de preços dos produtos lácteos foi, em média, de 126 pontos em maio, mais 2,3 pontos (1,8%) do que em abril, o que contribuiu para um aumento do valor do índice em 4,3 pontos (3,5%) acima do seu valor de há um ano.

Em maio, as cotações internacionais de todos os produtos lácteos representados no índice aumentaram.

 

Carne

Já o índice de preços da carne atingiu uma média de 116,6 pontos em maio, apenas 0,2 pontos (0,2%) abaixo do valor registado em abril e 1,5 pontos (1,3%) abaixo do valor registado há um ano.

Os preços internacionais das aves de capoeira e da carne de bovino desceram, enquanto os da carne de suíno e de ovino subiram.

 

Açúcar

Por último, o índice de preços do açúcar atingiu, em média, 117,1 pontos em maio, menos 9,5 pontos (7,5%) do que em abril, o que representa a terceira descida mensal consecutiva, caindo 40,1 pontos (25,0%) em relação ao seu valor em maio do ano passado e atingindo o seu nível mais baixo desde janeiro de 2023.

Siga-nos no:

Google News logo

Export.i9 internacionalização

Export.i9 é a porta de entrada para a internacionalização das PME do sector agroalimentar

Walmart

Walmart vai introduzir etiquetas de preços digitais em 2.300 lojas