in

Preços mundiais dos alimentos continuam a tendência descendente em agosto

O índice de preços mundiais dos alimentos da FAO atingiu uma média de 138 pontos em agosto, uma descida de 1,9% em relação a julho, mas ainda 7,9% acima do seu valor de há um ano atrás. Este é o quinto declínio mensal consecutivo, segundo um novo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

 

Cereais

O índice de preços dos cereais diminuiu 1,4% em relação ao mês anterior, uma diminuição impulsionada por uma descida de 5,1% nos preços internacionais do trigo, refletindo melhores perspetivas de produção na América do Norte e na Federação Russa, bem como a retoma das exportações dos portos ucranianos no Mar Negro.

Em média, os preços do arroz permaneceram estáveis durante o mês, enquanto que os preços dos grãos grosseiros aumentaram ligeiramente, em 0,2%, uma vez que os preços mais elevados do milho no mundo, resultantes das condições de cultivo quentes e secas na União Europeia e nos Estados Unidos, foram compensados por preços mais baixos da cevada e do sorgo.

 

Óleos

O índice de preços do óleo vegetal diminuiu 3,3% em comparação com julho, para um nível ligeiramente mais baixo do que em agosto de 2021.

Os preços mundiais do óleo de soja subiram moderadamente devido a preocupações sobre o impacto das condições meteorológicas desfavoráveis na produção nos Estados Unidos da América; contudo, este ganho foi mais do que compensado por um declínio nos preços do óleo de palma, girassol e colza, refletindo a maior disponibilidade de óleo de palma proveniente da Indonésia como resultado de impostos de exportação mais baixos, bem como a retoma gradual dos carregamentos de óleo de girassol dos portos ucranianos.

 

Lacticínios

Do mesmo modo, o índice de preços dos lacticínios diminuiu 2% em agosto, embora tenha permanecido 23,5% acima do valor registado em agosto de 2021.

Os preços mundiais do queijo aumentaram pelo décimo mês consecutivo, enquanto que os preços do leite diminuíram devido às expectativas de aumento da oferta da Nova Zelândia, mesmo quando a produção continua mais baixa na Europa Ocidental e nos Estados Unidos da América.

 

Carne

Quanto ao índice de preços da carne, este diminuiu 1,5% desde julho, embora ainda esteja 8,2% acima do seu nível do ano anterior.

Os preços internacionais das aves de capoeira caíram em agosto devido às elevadas disponibilidades mundiais exportáveis, enquanto que os preços mundiais da carne de bovino diminuíram devido à fraca procura interna em alguns dos principais países exportadores. Os preços da carne de porco aumentaram.

 

Açúcar

Finalmente, o índice de preços do açúcar da FAO diminuiu 2,1% para o seu nível mais baixo desde julho de 2021, principalmente devido ao aumento do limite de exportação na Índia e à redução dos preços do etanol no Brasil.

Michael Kors

Michael Kors lança o seu próprio marketplace de segunda mão

Canon

Miguel Campos é o novo diretor de Vendas de Image & Video Solutions da Canon para a Ibéria