in

Preços mundiais de alimentos caem em fevereiro devido ao coronavírus

FAO
Foto Shutterstock

Os preços mundiais dos alimentos caíram em fevereiro, encerrando quatro meses de aumentos sucessivos, com a expansão da procura por alguns produtos devido ao coronavírus.

O índice da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que mede as variações mensais de uma cesta de cereais, oleaginosas, lacticínios, carne e açúcar, teve uma média de 180,5 pontos, no mês passado, numa queda de 1%.

A FAO também aumentou levemente a sua previsão para a produção de cereais, prevendo uma safra total de cerca de 2.719 milhões de toneladas, em 2019, acima de uma previsão anterior de 2.715 milhões e cerca de 2,3% superior à de 2018.

O índice de preços do óleo vegetal caiu 10,3% em relação a janeiro, liderado pela queda nos preços do óleo de palma, enquanto o índice de preços dos cereais recuou 0,9%, com os preços internacionais de todos os principais cereais, exceto arroz, em queda.

Impacto do surto de coronavírus

A FAO disse que a disseminação do coronavírus contribuiu para a queda nos preços de ambos os índices, face ais temores de que o surto desencadeasse uma desaceleração global.

O coronavírus também atingiu o índice de preços da carne, que caiu 2% no mês em que as importações diminuíram para a China, o epicentro do surto, que até agora já infetou, pelo menos, 95.300 pessoas em todo o mundo e causou mais de 3.200 mortes.

O índice de preços dos lacticínios subiu 4,6%, impulsionado pelo aumento do queijo, devido ao aperto nas exportações da Nova Zelândia e Austrália. No entanto, as cotações do leite em pó caíram devido à desaceleração das compras da China, o maior importador do mundo, devido a atrasos no manuseio das cargas nos portos, face à disseminação do coronavírus, informou a FAO.

Por outro lado, o índice de preços do açúcar subiu 4,5%, atingindo o seu nível mais alto desde maio de 2017, causado principalmente pelas perspetivas de menor produção na Índia e prolongada seca na Tailândia, dois dos principais países produtores de açúcar.

Meu Super inaugura em Castelo de Vide

Tetra Pak e Compal promovem concurso do Dia da Mãe para as Eco-Escolas