in

Preços aumentam 5% no Reino Unido após o Brexit

Os preços nos supermercados britânicos vão aumentar, pelo menos, 5% nos próximos seis meses, no seguimento do Brexit.

As contas são de Justin King, ex-CEO da Sainsbury. O empresário britânico indicou em declarações ao programa Newsnight da BBC que a queda no valor da libra causará “uma mudança profunda” para as empresas do sector. “Entre 40% e 50% de tudo o que compramos tem a sua origem no estrangeiro, em uma moeda distinta da libra. Assim, com as taxas de câmbio atuais, pode-se esperar que estes produtos sejam cerca de 10% mais caros. E, se extrapolarmos isso a metade do que adquirirmos, implica uma inflação de cerca de 5%“.

As declarações de Justin King foram apoiadas por Ian Wright, diretor geral da Federação de Alimentação e Bebidas, que assegurou ao mesmo programa que espera que os preços cresçam, no próximo ano, num valor entre 5% e 8%.

O Relatório de Riqueza Mundial, publicado pela Credit Suisse, refletia que o Reino Unido foi o país que sofreu a maior perda de riqueza, com uma queda de 1,5 mil milhões de dólares, devido à desvalorização da libra. A debilidade da moeda do país também vai prejudicar os seus cidadãos na hora de fazer compras. A partir do Brexit, o dólar valorizou 20% contra a moeda britânica, o iene japonês em 15% e o euro em 12%.

G.H.MUMM com assinatura Porsche

Grupo Bullitt lança smartphone com câmara térmica