No seu conjunto, o preço médio dos produtos agrícolas (produção) na União Europeia aumentou 2% face ao ano anterior, enquanto o preço médio dos bens e serviços consumidos na agricultura (fatores de produção) diminuiu 5%, segundo dados do Eurostat.
O aumento global do preço dos produtos agrícolas reflete contrastes entre produtos individuais. Embora se tenham registado aumentos de preços significativos para o azeite (54%), as batatas (23%), os suínos (22%) e os ovos (20%), registou-se uma diminuição substancial (26%) para os cereais, um agregado que inclui trigo, cevada, milho, centeio e aveia, bem como outros tipos de cereais.
Seca afeta produção de batata
Em relação à batata, o Eurostat observa que a seca generalizada em 2023 afetou os níveis de produção de várias culturas, o que, por sua vez, influenciou os preços. Nesse sentido, os preços da batata subiram em 24 países da União Europeia.
Os preços aumentaram mais na Alemanha (49%), na Eslováquia (48%) e na Croácia (44%), enquanto se registaram diminuições na Bélgica (-18%), Chipre (-14%) e Áustria (-4%).