in

PORVID junta instituições e enólogos num debate sobre o futuro do sector vitivinícola

Consciente da importância para o sector vitivinícola da diversidade genética da videira em Portugal, a nível económico, social e de conservação do meio ambiente, a PORVID – Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira dinamiza, no próximo dia 16 de janeiro, o debate “A Conservação da variabilidade genética intravarietal da videira e a sustentabilidade do sector vitivinícola”.

O evento decorre no Auditório da Lagoa Branca do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, entre as 9 e as 17 horas, com o principal objetivo de debater o futuro do sector vitivinícola. A iniciativa conta com a presença de vários especialistas da área, que se juntam num momento dinâmico de partilha de experiências, alavancado no conhecimento das castas portuguesas, no contexto do trabalho desenvolvido pela PORVID.

 

Debate

Ao longo do dia, o programa será dividido em quatro sessões principais, preparadas de forma a analisar e perceber o panorama atual e futuro da videira, bem como estratégias para a sua valorização e conservação em Portugal.

“A identidade dos vinhos de Portugal” será o primeiro tópico a ser apresentado, seguido pela “Conservação e Seleção de Variedades Antigas de Videira e a geração de valor para o sector” e a “Exploração do património genético da videira: o futuro apoiado no passado”.

A iniciativa culmina numa mesa-redonda, onde diferentes oradores convidados se reunirão para debater o tema “Estado da arte na utilização da conservação genética da videira na geração de valor para o sector”.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até ao dia 10 de janeiro.

Leonidas

Leonidas celebra 110 anos com três edições limitadas

APP Dona Rosa

App Dona Rosa disponível em 23 concelhos a nível nacional