Os portugueses preveem gastar, em média, 369 euros na Black Friday deste ano, mais 42 euros do que em 2025, quando o valor médio se situou nos 327 euros. Segundo um estudo da Netsonda para a Worten, este é o valor mais elevado desde o início da análise, em 2018, superando os valores registados durante a pandemia. Além disso, 27% dos inquiridos espera gastar mais do que no ano passado.
A intenção de compra também se mantém elevada, com 88% dos inquiridos a admitir fazer compras nesta Black Friday, face aos 86% registados no ano passado.
A tecnologia continua a liderar as preferências dos consumidores portugueses, com 47% dos inquiridos a manifestar intenção de adquirir produtos desta categoria, seguida de moda e acessórios (32%), eletrodomésticos (32%) e livros (29%).
Compras de Natal impulsionam a procura
Embora 74% dos consumidores pretenda aproveitar as promoções para compras pessoais, quase metade dos participantes (48%) vê na Black Friday uma oportunidade para antecipar as compras de Natal, mais nove pontos percentuais do que em 2025 (39%).
No que diz respeito à preparação para a campanha, 41% dos potenciais compradores começam a acompanhar os preços com antecedência, enquanto 36% admite não fazer qualquer tipo de preparação.
As compras em loja física também mantêm a sua relevância. Entre os consumidores que tencionam fazer compras na Worten nesta Black Friday, 53% consideram comprar em loja física e 49% através do site da marca.
Worten lidera notoriedade
O inquérito revela ainda que 96% dos portugueses sabe o que é a Black Friday, com a Worten a manter-se como a loja mais recordada por uma larga maioria (83%), seguida da Fnac (45%) e da Rádio Popular (35%), que completam o top 3 de notoriedade.
A Worten foi também a loja onde mais participantes compraram na edição de 2025, com 49%, à frente da Amazon (27%) e da Fnac (20%). Este ano, a marca mantém a liderança nas intenções de compra, com 57% dos inquiridos a considerar fazer compras na Worten, uma intenção mais expressiva entre os homens (62%) do que entre as mulheres (52%).
Televisão e redes sociais destacam-se na divulgação
A grande maioria dos portugueses (83%) continua a associar espontaneamente a Black Friday a compras com descontos e preços baixos em várias lojas, com a Cyber Monday (76%), os Hot Days (54%) e o Singles Day (39%) a serem as campanhas promocionais mais fortes da época.
A televisão (66%) e as redes sociais (57%) mantêm-se como os principais meios de divulgação, seguidos da internet (43%) e dos sites das marcas (40%). Quanto à adesão às campanhas, os sites (77%) e as apps das marcas (76%) destacam-se como os canais com maior influência declarada pelos consumidores, enquanto a recomendação de amigos e familiares regista uma descida significativa face a 2025, passando para o 7.º lugar no ranking (66%), com menos 13 pontos percentuais do que no ano passado.








