in

Portugueses preferem o tinto bebido com amigos e familiares

Para os portugueses, o consumo de vinho é feito com amigos e familiares em casa (57%). Esta é a principal conclusão do estudo realizado pela Levelsource, através da realização de 1.303 entrevistas presenciais nas cidades de Lisboa e Porto a indivíduos com mais de 18 anos e que tivessem comprado pelo menos uma garrafa de vinho no último mês.  Dos inquiridos 54% são do género masculino e 46% do género feminino e o trabalho de campo decorreu entre os dias 5 e 16 de novembro.

O consumo de vinho é feito com amigos e familiares em casa (57%) ou em restaurantes (41%) e outras formas de consumo (2%), sendo que, por exemplo, em situação de negociação (situação profissional), o vinho atinge um valor sem expressão estatística significativa, contrariamente ao café.

O vinho tinto é o mais consumido, segundo os inquiridos (48%). Para estes, o local de compra do vinho varia entre os hipers e supermercados (47%), as lojas de vinhos (28%), diretamente aos produtores (15%), noutros locais, como sites e mercearias (comércio tradicional), por exemplo (10%).

As escolhas baseiam-se na sua experiência anterior com um determinado vinho (46%), na relação qualidade/preço do vinho (36%), na recomendação de um familiar ou amigo (15%) e outros (3%). Contudo, são também, fatores decisivos para a compra de um determinado vinho a publicidade sobre vinhos (48%), as promoções no local de venda (38%), o facto de o vinho ser premiado (10%) e outros fatores (4%).

Aroma, sabor e região são os três atributos do vinho mais valorizados pelos inquiridos, com 32%, 30% e 28%, respetivamente.

Para António Mendes, diretor geral da Levelsource, o facto de “Portugal ser o quarto maior produtor de vinho da Europa e o vinho, um instrumento de socialização e de convívio” justifica os resultados obtidos neste estudo. “O vinho transmite a cultura e a história de um país sendo, ainda, um elemento de prestígio, por isso, é importante perceber a relação que os portugueses têm com o vinho”.

Publicidade

Carrefour vai abrir a sua primeira loja sem caixas

IPG Mediabrands promove evento Mad Man vs Math Man