in

Portugal leva 75 produtores de vinho à estreia da Vinexpo Paris

De 10 a 12 de fevereiro, os vinhos portugueses vão estar em evidência em França na Vinexpo Paris.

A representação nacional, composta por mais de 75 produtores, originários de diferentes regiões vitivinícolas, é a participação internacional mais numerosa no certame. “Esta é uma oportunidade excelência para a promoção da qualidade dos vinhos de Portugal no mercado francês, o primeiro destino mundial dos vinhos nacionais“, refere a ViniPortugal em comunicado. De acordo com os dados do IVV (Instituto da Vinha e do Vinho) dados a conhecer na última edição do Fórum Anual Vinhos de Portugal, as exportações para França representaram, em valor, 83 milhões de euros, registando-se uma subida de 0,7% no preço médio (valores até setembro de 2019).

A representação nacional liderada pela ViniPortugal, sob a égide da marca Wines of Portugal, leva à Vinexpo Paris uma seleção de vinhos representativos da riqueza e diversidade das regiões vitivinícolas portuguesas. No stand da ViniPortugal, os visitantes da feira vão ter ao seu dispor uma área de prova gratuita na qual estará em destaque uma seleção de 30 vinhos brancos de qualidade superior.

França, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Alemanha formam o top 5 dos mercados de destino dos vinhos portugueses. Em termos globais, Portugal ocupa a nona posição no top 10 dos maiores exportadores mundiais de vinho. Neste ranking, liderado pela França, Portugal está posicionado, em valor, atrás da Nova Zelândia e à frente do Reino Unido. Em volume, Portugal ocupa a mesma posição, ficando atrás dos Estados Unidos, mas supera a Argentina.

A Vinexpo Paris resulta da iniciativa coletiva e inédita dos organizadores da Wine Paris (COMEXPOSIUM) e da Vinexpo Paris (VINEXPO) de promover um certame único em 2020. A feira realiza-se na Paris Expo Port de Versailles e vai contar com a presença de 700 expositores, sendo esperada a visita de mais de sete mil pessoas.

Vendas no retalho europeu cresceram em média 2,2% em 2019

Fapil lança gama de produtos para a casa com plástico marítimo reciclado das artes de pesca