A empresa italiana Ponti recebeu o reconhecimento concedido às empresas comprometidas com uma economia inclusiva, equitativa e regenerativa. A certificação B Corp é atribuída a empresas que estão comprometidas com elevados padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade e que operam de forma a otimizar o seu impacto positivo nos colaboradores, nas comunidades locais e no ambiente.
“Estamos orgulhosos de fazer parte da grande comunidade B Corp e de partilhar a abordagem estratégica que coloca a sustentabilidade integral no centro da forma de trabalhar da empresa”, afirmam Lara e Giacomo Ponti, CEOs da empresa. “É um momento de orgulho pelo que temos feito e temos plena consciência de que este é apenas um passo, pois a sustentabilidade é um processo de melhoria contínua e inovação. Estamos comprometidos em conciliar economia e ética todos os dias, para traduzir valores em ações tangíveis”.
Certificação
A obtenção da certificação implica uma medição rigorosa e integral do valor que a empresa gera e o seu compromisso com a melhoria contínua nos domínios económico, social e ambiental.
As B Corp são empresas certificadas pelo B Lab, nascido em 2006, nos Estados Unidos, baseado na ideia de que um tipo diferente de economia não só era possível, mas necessário, e que as empresas poderiam abrir caminho para um novo modelo produtivo, regenerativo e inclusivo. O B Lab tem o papel de estabelecer padrões, políticas, ferramentas e programas que facilitem a evolução do sistema económico atual.
O Movimento B Corp é uma rede mundial de pessoas e empresas que apoiam a transição de uma economia de acionistas para uma economia de todas as partes interessadas, promovendo os princípios de equidade, inclusão, diversidade, interdependência e regeneração.
Existem mais de seis mil empresas B Corp em todo o mundo, sediadas em 86 países e representando mais de 150 indústrias.