in

Planet Portugal disponibiliza serviço de WeChat Pay a nível nacional

Foto Shutterstock

A Planet Portugal materializou, no mercado português, a sua parceria internacional com a WeChat, de forma a melhorar a experiência de compra dos consumidores chineses, que podem agora pagar com a sua carteira digital em Portugal.

O acordo foi assinado com a Tenpay, empresa do Grupo Tencent Financial Tecnhologies, de forma a lançar um programa que permita aos turistas chineses pagarem pelas compras ou serviços que adquirem no país, de forma segura, rápida e eficiente, através da funcionalidade de pagamento digital disponível na WeChat, uma das maiores plataformas de social media na China.

Desta forma, a Planet Portugal e a WeChat disponibilizam agora aos consumidores chineses que visitem Portugal uma ferramenta conveniente (tecnologia QR Code), oferecendo-lhes a alternativa de pagamento com que mais se identificam, quer estejam no aeroporto a pagar uma refeição ou a comprar uma revista, num hotel a pagar a sua estadia ou estejam nas lojas a realizar as suas compras Tax Free.

O WeChat Pay é uma das plataformas de pagamento móvel mais populares na China, sendo que o seu número de transações diárias de pagamento ultrapassou os mil milhões, em 2018. A solução de pagamento transfronteiriço oferecida pela WeChat Pay ajuda os lojistas de todo o mundo a atrair viajantes chineses para as suas lojas, apresentando-se como uma ligação duradoura para os seus 800 milhões de utilizadores.

Os turistas chineses podem fazer o pagamento aos lojistas em yuan chinês, sendo que estes podem receber o pagamento na sua moeda local, poupando o trabalho do câmbio e, ao mesmo tempo, evitando sobrecarregar o cliente com notas e moedas de pequena denominação numa moeda desconhecida. Mesmo depois de saírem da loja, os compradores podem ainda aceder a promoções e serviços pós-venda através do WeChat. Prestando serviços a turistas chineses, o WeChat Pay estabeleceu parcerias com um número crescente de lojistas estrangeiros, tendo a capacidade de lidar com transações em 16 moedas diferentes em mais de 49 países e regiões.

Os consumidores asiáticos, com maior destaque para os chineses, são um “target” muito atraente para o mercado de compras Tax Free em Portugal, sector onde a Planet se insere como um dos principais operadores do mercado. Dentro do mercado português de pagamentos de compras tax free, os mercados de origem asiática têm vindo a consolidar o seu crescimento, ano após ano, com destaque para a China que, no final de setembro, apresentava um crescimento acumulado de 6%, com uma venda média de 2.269 euros, representando 30% do mercado. “Estamos muito satisfeitos por estabelecer este acordo com a Tencent e, consequentemente, por oferecer esta forma de pagamento também em Portugal, aos consumidores chineses que visitam o nosso país. O WeChat é uma das apps mais utilizadas nos mercados asiáticos, com centenas de milhões de utilizadores registados. Desta forma, a Planet oferece, na rede social mais utilizada por estes consumidores, uma forma segura, rápida e eficiente de pagamento. Ao trabalharmos diretamente com a Tencent na China, desenvolvemos soluções que irão continuar a atrair consumidores chineses para o mercado português, oferecendo-lhes uma maior escolha não só para pagamentos, mas também para receber os reembolsos Tax Free pelas compras realizadas no nosso país. O nosso objetivo é proporcionar a estas nacionalidades as melhores experiências nas suas compras, desde o pagamento ao reembolso de Tax Free, através de serviços simples e intuitivos que já fazem parte do seu quotidiano, mas nos seus países de origem”, afirma Rui Ramos, diretor geral da Planet Portugal.

Rui Ramos destaca ainda a estratégia levada a cabo pela Planet Portugal.O lançamento deste serviço foi estrategicamente planeado, em parceria com os nossos clientes do sector da joalharia, com marcas muito populares entre os compradores chineses, para coincidir com a Golden Week, este ano celebrada entre 1 e 7 de outubro – Dia Nacional da China – registando-se, neste período, um aumento significativo de turistas chineses a viajar pela Europa. Este lançamento foi um sucesso. Mesmo numa fase em que a valorização do yuan não atravessa um bom momento, assistimos a um crescimento de compras Tax Free de nacionalidade chinesa superior a 124%, face ao período homólogo de 2018, com uma venda média de 2.601 euros. Uma percentagem significativa destas compras foi paga com recurso às carteiras digitais Alipay e WeChat Pay, através da nossa aplicação Planet Pay. Neste curto período de lançamento (uma semana), a WeChat Pay representou 30% das operações realizadas, o que faz prever um crescimento exponencial no futuro, tal como aconteceu com o serviço Alipay, disponibilizado pela Planet no nosso mercado há mais de um ano”.

Publicidade

Publicidade

Construir e promover a marca Portugal

IFCO abre novo centro de lavagem em Portugal