Com o objetivo de reforçar o compromisso com a qualidade e transparência dos seus produtos, o Pingo Doce tem um Laboratório de Biologia Molecular acreditado, que testa o ADN dos ingredientes dos produtos de marca própria.
Desde a sua inauguração, em 2021, o Pingo Doce já realizou mais de seis mil análises de ADN em mais de cinco mil produtos.
“O facto de podermos fazer estes testes num laboratório próprio é um importante fator de diferenciação, que reforça, ainda mais, a confiança na qualidade e na genuinidade dos produtos de marca Pingo Doce. As análises de ADN que fazemos são um mecanismo de controlo adicional que traduz o compromisso de rigor que existe no Pingo Doce. É mais uma garantia de que, ao comprar os nossos produtos, os clientes sabem, com toda a segurança e transparência, o que chega às suas mesas”, explica Carlos Santos, diretor global de qualidade e desenvolvimento de marcas próprias.
Análises
No laboratório são realizadas análises de ADN que permitem identificar as espécies animais e vegetais presentes nos produtos de marca Pingo Doce. Ou seja, estas análises confirmam a composição real e a autenticidade dos produtos, garantindo que os ingredientes referidos nos rótulos são realmente os que são utilizadas na receita.
O laboratório está apto a identificar mais de 100 mil espécies que possam estar presentes nos produtos e está acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).
“Com a realização dos testes de ADN, temos contribuído, também, para trazer mais segurança e rigor a toda a cadeia alimentar, uma vez que este processo sensibiliza os nossos fornecedores para a utilização dos ingredientes acordados e também para que adotem as melhores práticas, para evitar que os ingredientes utilizados não correspondam aos standards de qualidade por nós definidos”, acrescenta Carlos Santos.