in

PIB cai 16,3%

Foto Shutterstock

A economia portuguesa registou uma quebra de 16,3%, no segundo trimestre, em comparação com o ano anterior, após ter quebrado 2,3%, no trimestre anterior, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

Revisão em baixa

Na sua nova estimativa, o INE indica uma revisão em baixa do Produto Interno Bruto (PIB) português de 0,1 pontos percentuais, face ao publicado no final do mês de julho. “Este resultado é explicado em larga medida pelo contributo negativo (menos 11,9 pontos percentuais) da procura interna para a variação homóloga do PIB, consideravelmente mais acentuado que o observado no trimestre anterior (menos 1,2 pontos percentuais), refletindo a expressiva contração do consumo privado e do investimento”, indica o INE em comunicado.

Em relação ao primeiro trimestre, o PIB diminuiu 13,9%, um resultado que também se explica pelo contributo negativo (10,7 pontos percentuais) da procura interna para a variação em cadeia do PIB, mas também por parte da procura externa líquida (menos 3,2 pontos percentuais).

Publicidade

Carlsberg

Vendas da Carlsberg caem 12,6%

Aldi Sud

Aldi testa máquinas de vending