in ,

Penny sobe preços para cobrar verdadeiro custo ambiental

Foto Lightspruch/Shutterstock

Os consumidores alemães estão a ser solicitados pela cadeia de supermercados Penny a pagar um valor extra por alguns produtos, para cobrir o “verdadeiro custo” ambiental da produção de alimentos.

Segundo a Reuters, em 2022, os alemães pagaram apenas 11,1% do seu orçamento familiar pela alimentação, em comparação com a percentagem média de 15,9% para a União Europeia. Mas a agricultura alemã foi responsável por 55,5 milhões de toneladas métricas de emissões de gases de efeito estufa, cerca de 7,4% das emissões do país. “Temos de enfrentar a mensagem desconfortável de que os preços dos nossos alimentos não refletem os custos subsequentes que surgem para o ambiente e a sociedade”, disse Stefan Goergens, membro do conselho da Penny, à Reuters.

 

Campanha

De acordo com dados fornecidos pela Penny, os produtos biológicos tiveram um custo ambiental médio de 1,15 euros, enquanto os produtos não biológicos, que dependiam de produtos químicos, tiveram um custo ambiental médio de 1,57 euros.

Durante a campanha, aos clientes das 2.150 lojas da insígnia será cobrado um preço por nove produtos que inclui os custos do clima, saúde, solo e água. Ser-lhes-á também mostrado o preço que normalmente pagariam. Por exemplo, o preço de um pedaço de queijo de 300 gramas aumentou de 2,49 euros para 4,84 euros.

A Penny irá doar o valor extra para um projeto para ajudar a tornar a agricultura mais sustentável, mas também espera um grande declínio nas vendas. “Esperamos uma queda nas vendas na faixa de um dígito milhão”, detalhou Stefan Goergens.

Os cientistas da Universidade Técnica de Nuremberg e da Universidade de Greifswald irão estudar como os consumidores reagem aos novos preços da Penny. A inflação alemã está em tendência de queda, mas os preços dos alimentos ainda estão 11% mais altos do que há um ano.

 

Siga-nos no:

Google News logo

 

Monster

Monster adquire a Bang Energy

Eurofred Urban II Daitsu

Eurofred apresenta o sistema multitarefa Urban II da Daitsu