in ,

PcComponentes aumenta vendas em 300% durante o confinamento

PCComponentes

A PcComponentes, loja online de eletrónica de consumo, registou um aumento exponencial de vendas no período do confinamento. Entre 16 de março e 10 de maio, ao nível global, a empresa aumentou em 300% o número de pedidos, com uma média de sete pedidos por minuto.

Já a faturação cresceu 100% em comparação com o período homólogo de 2019. Computadores, periféricos, impressoras e pequenos domésticos  foram os campeões de venda dos consumidores portugueses, num total de mais de um milhão de unidades vendidas.

 

Novo paradigma de consumo

A declaração de estado de emergência, e consequente confinamento para evitar a propagação da Covid-19 entre a população, gerou uma mudança substancial de paradigma no sector do consumo, especialmente no que toca à tecnologia, com aumentos nunca vistos nas vendas online. Diretamente relacionado com o teletrabalho e ensino à distância, em comparação com 2019, a PcComponentes registou em Portugal aumentos nas vendas de computadores (600%), categoria onde se destacam os portáteis (780%), domótica (450%), impressoras multifunções (300%), placas gráficas (267%), cabos (220%) e periféricos (200%).

Outra área onde se registou um crescimento sem precedentes foi a dos artigos de cuidado pessoal, saúde e artigos domésticos. Os produtos cujas vendas mais dispararam foram os robots de cozinha (800%), máquinas de fazer pão (492%), purificadores de água (350%) e aspiradores (100%).

Desde muito cedo os nossos armazéns têm estado a funcionar em regime 24 horas/7 dias por semana, sempre com um cuidado redobrado face às indicações da Direção-Geral da Saúde ao nível de segurança e higiene. Assumimos como missão dar resposta às necessidades dos consumidores neste contexto tão complexo, onde, de um dia para o outro, precisaram de bens indispensáveis para poder continuar a desenvolver a sua atividade e comunicar com a família”, comenta Alexandre Santos, Country Manager da PcComponentes em Portugal.

 

Novos utilizadores

Outro dado significativo é o facto da plataforma portuguesa ter tido um crescimento de 70% de novos utilizadores, o que reflete uma evolução na adoção do e-commerce por via da necessidade, já que muitas lojas estavam fechadas ou com grandes restrições de acesso. Ao nível do perfil do consumidor, a faixa etária entre os 18 e 24 anos cresceu mais de 500% e a dos mais 65 anos registou uma subida acima dos 300%. Ao nível do tráfego do site português, o tempo médio por sessão aumentou 200% com mais 130% de visitas diárias.

Para afrontar esta enorme procura de forma eficiente, a PcComponentes Portugal decidiu antecipar os planos de expansão previstas para os dois últimos trimestres do ano. Além dos turnos 24/7 que se mantêm ainda hoje, foi feito um reforço da equipa logística em cerca de 300% e da equipa de ATC em 100%. “Fazer frente a uma calamidade como esta não foi fácil para ninguém e continuamos a trabalhar todos os dias para dar resposta rápida e ajustada à nova realidade dos consumidores e de todos nós de um modo geral. Ao mesmo tempo, e não menos importante, é imperativo assegurar a segurança e saúde dos nossos trabalhadores que têm sido incansáveis em todo o processo e merecem todo o nosso reconhecimento e apreço”, remata Alexandre Santos.

Tetra Pak

Tetra Pak apresenta nova linha de produção mais eficiente

Springfield

Springfield do Vasco da Gama reabre com novo conceito