in

Pasmados Branco 2014 e Tinto 2016 com imagem renovada

Os vinhos Pasmados Branco 2014 e Pasmados Tinto 2016, produzidos pela José Maria da Fonseca, chegam ao mercado com uma imagem renovada.

A Fonte dos Pasmados, localizada junto à Casa Museu José Maria da Fonseca, em Vila Nogueira de Azeitão, surge destacada nos rótulos a prateado (no tinto) e a dourado (no branco).

Esta fonte, que dá nome a esta gama de vinhos da José Maria da Fonseca, causava admiração e espanto a quem lá passava. Considerada um ex-líbris da vila de Azeitão, a Fonte dos Pasmados é uma referência da arquitetura dos finais do século XVIII pela imponência e avanço técnico que demonstra. O chafariz da Fonte dos Pasmados possui elementos decorativos esculpidos em pedra mármore e é visível o escudo real de D. Maria I, rainha de Portugal.

O Pasmados Branco 2014 tem origem na Quinta dos Pasmados, em Azeitão. Até ao ano de 1998, a uva Chardonnay estava presente na sua composição até que foi substituída pelo Viosinho. No ano de 2005, e com o objetivo de aumentar a complexidade deste vinho, a casta Viognier passou a fazer parte do “blend”. Proveniente de solos argilo-calcários e com uma cor amarelo palha, tem no seu aroma a presença de frutos secos (nozes e avelãs), de ananás maduro e de meloa, que tornam o seu paladar frutado e complexo. Tido como um dos topos de gama da marca, repousa durante dois anos nas caves da José Maria da Fonseca antes de ser lançado no mercado, durante os quais apura o seu sabor e textura. Um vinho de final longo, envelhecido em barricas de carvalho francês de segundo ano com bâtonnage de cerca de três meses.

O Pasmados Tinto 2016, tal como o Pasmados Branco 2014, também provém da Quinta dos Pasmados, em Azeitão. Este vinho era originalmente conhecido por Tinto Velho J.M. da Fonseca, mas atualmente deve o seu nome à Fonte dos Pasmados. De final de prova médio e com um aroma a mirtilos e a framboesas, possui um paladar frutado e taninos suaves. Envelhecido em meias pipas de carvalho francês durante oito meses, este vinho de cor profundamente avermelhado tem na sua composição Syrah, Touriga Nacional e Castelão.

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Makro inaugura centro de partilha de conhecimento

Produtos Whirlpool e Bauknecht distinguidos nos Red Dot Awards 2019